AÇÕES REALIZADAS EM 2021 PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA

Treinamento e Capacitação:

A Prefeitura Municipal de Diamantina, visando proporcionar melhor atendimento aos cidadãos contribuintes, investe em treinamento e qualificação dos servidores da Secretaria Municipal de Fazenda para que estes continuem alinhados à dinâmica econômica do município. Durante todo o ano de 2021, diversos treinamentos e capacitações foram disponibilizados para os servidores, conforme abaixo apresentado:

1. Treinamento dos servidores da Fiscalização de Tributos e Meio Ambiente

2. Encontro Estadual de Agentes de Atendimento
  1. c) Delta Fórum: Participação de Diamantina no evento  Delta fórum em Belo Horizonte, onde lideranças locais se reuniram para troca de experiências em desenvolvimento econômico local.
  1. d) Treinamento dos servidores da Secretaria de Fazenda para acesso ao novo Sistema de Atendimento Integrado de Informações (SAS) em parceria com o SEBRAE Minas, o qual disponibiliza o banco de dados e indicadores dos empreendedores diamantinenses por meio de uma plataforma de atendimento estruturada.
  1. e) Oficinas e Cursos ofertados em parceria com o SEBRAE

– Prêmio Prefeito Empreendedor:  Diamantina concorreu ao Prêmio Prefeito Empreendedor, na categoria Inovação e Sustentabilidade. A equipe técnica da Fazenda se reuniu com a Consultoria oferecida pelo SEBRAE para elaboração do projeto escrito e visita técnica de comprovação dos resultados do projeto e seu impacto positivo para a comunidade.

– Oficina do Futuro: Realizada em parceria com o SEBRAE para Construir coletivamente uma Visão de Futuro, mapear Pontos de Intervenção para a transformação do território, fomentar o Capital Social Local, fortalecer a Governança, inspirar e engajar lideranças para a execução de uma agenda de intervenções para o desenvolvimento da Oficina do Futuro,  realizada ao longo do ano de 2021.

– Consultoria financeira

Os servidores contaram ainda com a orientação de um consultor financeiro disponibilizado pela Prefeitura em parceria com o SEBRAE, para auxiliar no planejamento das finanças. A palestra e a consultoria individualizada contaram com o acompanhamento da equipe da Sala Mineira do Empreendedor e da Diretoria de Fiscalização, que promovem as atividades.

1. f) Topografia com drones

Foi disponibilizado aos servidores técnicos do setor de geoprocessamento o treinamento para topografia com drones. Importante passo para o georreferenciamento imobiliário do município, que faz parte das metas de inovação tecnológica e fomento a arrecadação definidas pela Secretaria.

1. g) Projetos

Projeto de Lei que objetiva melhorar a remuneração dos servidores ligados as carreiras de fiscalização, projeto de Gratificação por Produtividade, que visa valorizar os servidores e reconhecer a relevância dos trabalhos da categoria para a apresentação à Câmara Municipal de Diamantina.

1. h) Servidoras da Sala Mineira do Empreendedor recebem premiação por maior número de atendimentos registrados na Regional Jequitinhonha e Mucuri

A Sala Mineira do Empreendedor destacou-se entre as Salas Mineiras da Regional Jequitinhonha e Mucuri, pela quantidade de empreendedores atendidos e registrados no sistema SAS em 2021. A premiação oferecida pelo SEBRAE é uma viagem (visita técnica para troca de experiências) em um município destaque por boas práticas em desenvolvimento local.

Os servidores contabilizaram respectivamente 133, 264 e 113 empreendedores atendidos.

O ranking de registros de atendimento da Sala Mineira do Empreendedor de Diamantina fechou o ano de 2021 com 511 atendimentos.

1. Treinamentos de servidores admitidos

Houve capacitação de Agente de Desenvolvimento nível Básico (Luma) e o credenciamento de dois assistentes administrativos lotados na Sala Mineira do Empreendedor (Elias e Igor), que oferecerão os serviços de atendimento ao público. (Treinamento virtual, sem fotos).

Todos os setores da Secretaria de Fazenda foram contemplados com investimentos em treinamentos e qualificações. Durante o exercício de 2021, foram disponibilizadas 32 estratégias entre cursos e treinamentos e 36 servidores tiveram acesso a essa oportunidade de melhoria em sua qualificação profissional. Quem ganha também é o cidadão que pode contar com estes serviços otimizados. Na tabela abaixo é possível contabilizar 32 cursos oferecidos em que 36 servidores desfrutaram das oportunidades.

j)Servidores admitidos na Secretaria de Fazenda durante o ano de 2021

Dando continuidade aos investimentos da Secretaria em recursos humanos e estruturação dos setores, foram admitidos assistentes administrativos para os setores de Fiscalização, Arrecadação, Sala do Empreendedor, Dívida Ativa e Atendimento ao Público, Servidores da área fiscal e financeira, durante o exercício de 2021.

PREFEITURA DE DIAMANTINA, NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!