CENTRO DE APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDARIA DE DIAMANTINA SERÁ INAUGURADO NESTA QUINTA, DIA 15, NO TERMINAL RODOVIÁRIO

MÊS DE ANIVERSÁRIO – CONQUISTAS PARA DIAMANTINA

Será inaugurado nesta quinta-feira, dia 15 de março, às 16h, o Centro de Apoio a Agricultura Familiar e Economia Solidária (CAAFES), no Terminal Rodoviário de Diamantina. Denominado Ponto Fixo, o espaço será utilizado para a comercialização de bens produzidos pelos empreendimentos da sede e distritos, a partir de uma relação comercial baseada nos mesmos princípios da economia solidária e do comércio justo e solidário. A inauguração do CAAFES é mais uma conquista do governo do prefeito Juscelino Brasiliano Roque e integra a agenda positiva de comemorações do mês de aniversário de 305 anos de história de Diamantina.

O CAAFES é resultado da parceria da Prefeitura Municipal de Diamantina e as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente, com a Câmara Municipal de Diamantina, a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), Emater, Idene, Cáritas, Procaj e UFVJM.

GERAÇÃO DE RENDA
O Ponto Fixo vai incentivar a geração de renda entre os empreendedores da agricultura familiar e economia solidária, fomentando o comércio local. Entre os produtos que serão comercializados estão as flores sempre-vivas, artesanato de palha e tecido, quitandas caseiras, mel, farinhas, tapetes, passadeiras, doces caseiros, panos de pratos, polpas de frutas, queijo, entre outros; todos oriundos de empreendimentos de Diamantina, seus distritos e povoados. Serão os próprios produtores que estarão à frente das vendas e no gerenciamento coletivo do espaço.

RODOVIVA
O Terminal Rodoviário foi escolhido a partir de uma reivindicação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente e do Conselho Municipal da Economia Solidária, que entendem a rodoviária como um importante espaço do município, tanto para os seus moradores quanto para os visitantes, já que muitos turistas chegam ao município de ônibus. A instalação do CAAFES no Terminal Rodoviário é uma das ações do Projeto RodoViva, que prevê uma série de iniciativas envolvendo várias outras secretarias, como Cultura, Patrimônio e Turismo, Educação, Esportes, que buscam o melhor aproveitamento do espaço da rodoviária para toda a população. O CAAFES é uma dessas ações que já está sendo colocada em prática.

PARCERIA
O Espaço recebeu painéis adesivados com imagens da Diamantina, que foram patrocinados por empresas instaladas no município. E, a partir de quinta-feira, dia 15, todos terão a oportunidade de conhecer e adquirir os produtos locais com a inauguração do CAAFES.

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA
NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!