Conheça o Monumento Natural Gruta do Salitre

Vista do Interior da Gruta

Vista do Interior da Gruta

Formada de quartzito e com aspecto de um castelo medieval, a Gruta do Salitre chama a atenção de todos os visitantes, inclusive por sua acústica perfeita. Localizada a 9 km de diamantina e a 1 km do distrito de Extração (Curralinho), a Gruta do Salitre já foi palco de concertos, e cenário para produções de séries, novelas e filmes.

A gruta tem este nome pela extração do Salitre, que era utilizado para a fabricação de pólvora. As pedras da região também eram utilizadas para mudanças dos cursos do rio para a extração do mineral.

Os cânions de pedra dividem a gruta em vários salões, sendo que o maior tem 64 metros de largura e cinco metros de altura. As formas pontiagudas e esculturais remetem à arquitetura das igrejas góticas e atraem turistas de todo o mundo, inclusive para a prática de esportes de aventura como o rapel.

O Instituto Biotrópicos é a instituição responsável pela gestão do Monumento Natural Gruta do Salitre e orienta que visitas e práticas esportivas podem ocorrer em qualquer dia da semana na Gruta do Salitre, desde que agendadas e devidamente autorizadas, bem como acompanhadas pelos gestores, monitores ou guias credenciados.

A visita monitorada garante segurança, o melhor aproveitamento do passeio e contribui localmente para o sucesso do projeto socioambiental, cuja gestão participativa com a Comunidade de Curralinho alia desenvolvimento responsável do turismo e a conservação da natureza.

Instituto Biotrópicos

Praça JK, 25 – Centro Fone: (38) 3531-2197

Atendimento: Segunda a Sexta-feira 9hs-12hs/14hs-17hs

Para ler a 23ª Edição do Boletim do Turismo na íntegra, Click Aqui

Para ler as edições anteriores do Boletim do Turismo, Click Aqui

Para assinar o Boletim do Turismo, Click Aqui

Curta a nossa fan page no facebook, “Viva Diamantina”, Click Aqui