DESCARTE DE FORMA CONSCIENTE SEU LIXO HOSPITALAR

Embora o uso de agulhas seja bastante comum – seja em postos de saúde, hospitais e até mesmo dentro das residências de pessoas diabéticas – muitas pessoas ainda não sabem como fazer o descarte correto desses instrumentos, o que pode causar diversos transtornos. O descarte correto de agulhas é fundamental para evitar acidentes, contaminações, além de ajudar a amenizar os impactos causados no meio ambiente.

Após a utilização, as seringas e agulhas precisam necessariamente ser descartadas. Isso significa que não é possível reaproveitar a mesma agulha depois que ela já tenha sido usada uma vez, pois os riscos de contaminação e de complicações de saúde são muito grandes.

Além disso, estamos falando de objetos perfurocortantes e que podem causar ferimentos, então todo o cuidado é pouco. Isso porque o descarte incorreto pode fazer com que as pessoas que entrem em contato com esses instrumentos se machuquem ou se contaminem. Portanto, além de se preocupar com a embalagem em que esses materiais serão descartados, é importante também se atentar ao tipo de lixo em que ele é colocado.

ONDE DESCARTAR AGULHAS?

VALE LEMBRAR QUE O DESCARTE DE AGULHAS JAMAIS DEVE SER FEITO NO LIXO DOMÉSTICO. Isso porque existem vários coletores que aproveitam os materiais recicláveis descartados pelas residências e comércios e, se uma agulha estiver no meio desses materiais comuns, o coletor poderá se machucar ou contaminar. Além dos coletores que realizam o recolhimento do seu resíduo doméstico.

Portanto, a única forma de realizar o descarte corretamente é guardar todas as agulhas em um recipiente separado e, assim que a embalagem estiver cheia, basta levar até uma unidade de saúde mais próxima para que o material seja descartado de forma apropriada.

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!