Diamantina Recebe: Conjunto Moderno da Pampulha

Diamantina,  cidade dos casarios e estradas coloniais é também moderna. “Diamantina Recebe” nestas terça e quarta-feira o Conjunto Moderno da Pampulha de Belo Horizonte, em intensa sinergia com a obra de Oscar Niemeyer em Diamantina. Essa modernidade pode ser atestada por, pelo menos, quatro edifícios projetados pelo arquiteto: o Clube Social da Praça de Esportes, de 1950, o Hotel Tijuco e a Escola Professora Júlia Kubitschek, ambos de 1951, e a Faculdade de Odontologia, de 1956.
.
O Conjunto Moderno da Pampulha, situado em uma das regiões mais tradicionais de Belo Horizonte (MG), recebeu o título de Patrimônio Mundial no dia 16 de julho de 2016. A Pampulha é o primeiro bem cultural a receber o título de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno. Para a UNESCO, representa uma obra-prima do gênio criativo humano, e o próprio Oscar Niemeyer o considerou uma de suas obras mais importantes[ http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/820/]. O conjunto foi tombado pelo  Iphan em 1997.
.
Concebido como uma obra de arte total, integrando as peças artísticas aos edifícios e estes à paisagem, nele estão as quatro primeiras obras assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, projetadas na década de 1940. Inspirado nas concepções do suíço Le Corbusier (pseudônimo de Charles-Edouard Jeanneret-Gris), criador dos Cinco Pontos da Nova Arquitetura – planta livre, fachada livre, pilotis, terraço jardim e janelas em fita –, Niemeyer planejou os edifícios incorporou ao projeto a influência moderna.
.
O conjunto é gerido pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e conta com ações educativas voltadas para escolas e público em geral e estará realizando as ações em Diamantina, promovendo e divulgando o tão importante Sítio Histórico do Brasil e do mundo.
.
Estamos de Olho no Patrimônio! 
Prefeitura Municipal de Diamantina
Nosso maior Patrimônio é você. 

Galeria de Imagens do Conjunto Moderno da Pampulha

(créditos: Ricardo Laf e Prefeitura de Belo Horizonte)