ESTUDANTES FAZEM EXPOSIÇÃO NO CENTRO ADMINISTRATIVO NOS DIAS 23 E 24 EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE DIAMANTINA

Trabalhos são resultado do projeto “Diamantina: Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Nacional”, que foi realizado nas Escolas e CMEIS com a parceria de Gláucia Nasser, cantora e integrante da Fundação Brasil Meu Amor

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO NO ARTIGO DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SÉRGIO NASCIMENTO

Aniversário de Diamantina na perspectiva da Educação: um olhar histórico, pedagógico e afetivo sobre Diamantina
Sérgio Luiz Nascimento
Secretário Municipal de Educação

Em comemoração aos 305 anos de História, 187 anos de Emancipação Política e 180 anos que recebeu o nome de Diamantina, o município, por meio de suas secretarias, desenvolve projetos em homenagem ao seu aniversário. O município, cenário de tantas histórias que se destacaram mundialmente, será estudado e conhecido por seus alunos durante este mês.

A Prefeitura Municipal de Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, propôs um projeto pedagógico que está sendo desenvolvido no período de 26/02 a 23/03 de 2018, nas escolas e CMEIS, tendo como tema: Diamantina: Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Nacional,com enfoque no aniversário de Diamantina, numa perspectiva lúdica.
O projeto visa uma discussão dos aspectos históricos, culturais e naturais, de forma lúdica e dinâmica. Dentre as atividades propostas, a Prefeitura Municipal de Diamantina firmou uma parceria com a Fundação Brasil Meu Amor, com sede em Brasília, que pauta suas palestras e rodas de conversas na perspectiva de um Brasil mais igualitário, justo e sem preconceitos, apresentando um dos mais ilustres filhos de Diamantina, nosso saudoso e querido Juscelino Kubistchek, que, desbravando todo e qualquer preconceito, se destacou no cenário mundial. Na voz de Gláucia Nasser, cantora e integrante da Fundação Brasil Meu Amor, estão sendo desenvolvidas palestras com estudantes das escolas municipais, estaduais e privadas do município.

Os alunos estão conhecendo a história de Juscelino Kubitscheck, como forma de sensibilização para a construção de um Brasil melhor, já que temos como herança essa grande figura histórica que não se intimidou diante dos obstáculos para melhorar a vida dos brasileiros. Em suas palavras, Gláucia Nasser ressalta a importância de conhecermos a história de JK, motivando os alunos: “É preciso sonhar grande e ir em busca desse sonho com honestidade, amor e respeito ao próximo. É assim que Juscelino fazia”, enfatiza ela. Alguns alunos que responderam a frase: “O que você espera para Diamantina no futuro” receberam como prêmios uma camisa da Fundação com os dizeres “Meu talento por um Brasil decente” ou uma sacola com “Seja o novo Brasil, somos muitos”.

A culminância do Projeto: Diamantina: Patrimônio, Histórico, Natural e Artístico Nacional, acontecerá nos dias 22 e 23/03, no prédio da Prefeitura Municipal de Diamantina, com a mostra de trabalhos realizados pelas escolas e CMEIS, com apresentações dos alunos a partir das 14 horas do dia 23/03/18. Neste mesmo dia, haverá o “Espetáculo JK, um reencontro com o Brasil”, música e história brasileira, na voz de Gláucia Nasser e banda, às 20 horas, na Praça do Mercado Velho.

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA
NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!