Estudantes são premiadas em concurso de redação da Prefeitura de Diamantina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na quinta-feira (26/03), a premiação das três vencedoras do Concurso de Redação, que teve como tema com o tema HIV/AIDS. O evento foi realizado às 14h no edifício da UAITEC.

A campeã foi a aluna Núbia Stefane Souza Santos da Escola Estadual Professora Ayna Torres, com a redação “Diamantina fazendo a diferença na luta contra a aids”. Ela recebeu como prêmio um notebook. Já o segundo lugar, ficou com a aluna Jessica Marques da Silva, também da Escola Estadual Professora Ayna Torres, que recebeu um tablete de prêmio. A estudante Priscila Barreiro Alves, do Colégio Tiradentes, ganhou uma bicicleta pelo terceiro lugar.

sala de aula

Voltado para os adolescentes, especialmente, aos alunos do 1º ano do ensino médio, o concurso, foi uma das atividades desenvolvidas pela Coordenação do Programa DST/AIDS juntamente com a Coordenação da Vigilância em Saúde da SMS de Diamantina, no ano passado, em comemoração ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS – 1º de dezembro – para o Programa DST/AIDS.

Presente no evento, a Secretaria de Saúde, Cínara Lemos Meira de Souza, ressaltou a importância da difusão da informação sobre a questão da Aids e o fundamental papel da escola nesse processo educacional. Por isso, “parabenizo muito as escolas Ayna Torres e Tiradentes, porque de todas as escolas da cidade, foram as únicas que enviaram as redações”, disse Cínara.
A coordenadora do DST/AIDS, Hélida Maria Fonseca, fez uma explanação sobre os serviços prestados pelo Programa, frisando que a informação e a prevenção são as melhores armas contra a Aids e doenças sexualmente transmissíveis. “Não tenham medo, façam o teste, não só para a Aids mas também para as hepatites. Quanto mais cedo iniciar o tratamento melhor”, ressaltou ao convidar a todos para procurar o serviço, disponibilizando o telefone de contato 3531.6251.

Na oportunidade, a coordenadora de Vigilância e Saúde, Denise Pinho Resille Pimenta, alertou ao público presente sobre a campanha do HPV e da importância da vacinação para imunizar contra o vírus que causa o câncer de colo do útero.
A cerimônia ainda contou com a presença de Simone de Abreu Fernandes, representando a Superintendência Regional de Ensino, de Lenice Maria Diniz Machado, representando a secretaria de Educação Márcia Claudino Souza Coelho; da Professora Maria Amália Gouveia, representando o Colégio Tiradentes e da diretora da Escola Estadual Professora Ayna Torres, Filomena de Oliveira.