FRANCISCO SÁ

Francisco Sá nasceu em 14 de setembro de 1862, viveu toda a sua infância na Fazenda Brejo de Santo André, filho de Francisco José de Sá Filho e de Agustinha Josefina Vieira Machado dos Santos Sá. Aos 12 anos, partiu com sua mãe e irmãos, montados no lombo de cavalos, com destino à Diamantina, onde encontraria consolo nos braços do avô materno, já que seu pai falecera aos 36 anos 1868.
.
Foi estudante do Seminário Episcopal de Diamantina onde, juntamente com outros colegas republicanos, lançou o jornal estudantil A Ideia Nova. Iniciou o curso de engenharia na Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1880, entretanto transferiu-se para a Escola de Minas de Ouro Preto já em 1881, tendo concluído o curso em 1884.
Casou-se com Olga Nogueira Pinto Accioli, com a qual, teve 10 (dez) filhos, Francisco Sá faleceu em 23 de abril de 1936, foi um grande engenheiro, jornalista e político brasileiro, sendo deputado provincial, ministro de Viação e Obras Públicas e da Agricultura, Indústria e Comércio em governos distintos. Foi também deputado geral, deputado federal e senador de 1906 a 1927.
.
Há muito Diamantina homenageou este grande homem, eternizando o seu nome na Avenida Francisco Sá, extensa rua que dá acesso ao Centro Histórico da Cidade. Nesta avenida está instalado o busto do saudoso Francisco Sá, outrora fixado no Largo Dom João.
.
PREFEITURA DE DIAMANTINA
NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO É VOCÊ!