GOVERNO FEDERAL LANÇA PROGRAMA PARA REVITALIZAR BACIAS HIDROGRÁFICAS

DIAMANTINA FOI ESCOLHIDA PARA LANÇAMENTO DO PROGRAMA💎
Diamantina recebeu na última sexta-feira, (18/12), o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e comitiva, bem como o Vice-Governador de Minas Gerais, Paulo Brant e demais autoridades, para o lançamento, na cidade, do Programa Águas Brasileiras, do Governo Federal, que busca alavancar iniciativas de recuperação de áreas degradadas com o uso de tecnologias avançadas, em parceria com o setor produtivo rural. Também visa consolidar e recuperar Áreas de Preservação Permanentes (APPs), avançar nos mecanismos de conversão de multas ambientais e pagamentos por serviços ambientais e aprimorar medidas de gestão e governança que garantam segurança hídrica em todo o País. Além de garantir oferta de água em quantidade e qualidade por meio da revitalização das principais bacias hidrográficas do País.
Na ocasião, também foi lançado na cidade, o Projeto Plantando Águas para o Rio São Francisco, que busca atrair investimentos privados para ações de revitalização na bacia do ‘Velho Chico´ e de recuperação de áreas degradadas. Uma das primeiras ações será o plantio de espécies nativas em reserva da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Na solenidade em Diamantina, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) anunciou a abertura de licitações para dois novos projetos: a recuperação ambiental nas bacias dos rios Verde e Jacaré, na Bahia, contemplando 22 nascentes com previsão de plantio de 1.350 mudas; e ações de recuperação hidroambiental em 50 microbacias em Minas Gerais, beneficiando 115 municípios.
A realização do evento na cidade contou com apoio da Prefeitura de Diamantina.