JORNAL O GLOBO DESTACA PARCERIA ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA E SENAC PARA A RECUPERAÇÃO DA HISTÓRIA GASTRONÔMICA DE MINAS GERAIS

Com mais de 300 anos e o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco, a cidade de Diamantina (MG) terá a sua história gastronômica valorizada e divulgada, com base em fatos e percepções dos seus moradores.
A iniciativa conta com uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Senac, que aplicará a metodologia de pesquisa do Programa Primórdios da Cozinha Mineira nos cinco distritos da cidade.
Durante o processo, será resgatada a origem e o modo de fazer dos pratos, envolvendo e qualificando os produtores de forma a contribuir para a reativação da cadeia produtiva dos alimentos e o fomento do desenvolvimento das comunidades.
Além de promover a valorização da cultura local para as próximas gerações, a intenção dos moradores dos distritos é divulgar e oferecer esses pratos no Festival de Gastronomia de Diamantina e Distritos: Garimpando Sabores ao Programa Primórdios da Cozinha Mineira.