MAIS UM PUBLICAÇÃO LANÇADA COM FOMENTO DA LEI MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA CULTURAL

ORIXÁS & SANTOS: Cruzamentos da fé

Este livro foi confeccionado por meio políticas públicas propostas pela Secretaria de Cultura da Cidade de Diamantina na Seleção Pública para Fomento das Atividades Artístico-Culturais e Patrimoniais de Diamantina: Edital Nº 002/2021, promovido com recursos oriundos da Lei Nº 4.144, de 05 de julho de 2021 e Fundo Municipal de Políticas Culturais em decorrência da decretação de medidas destinadas à contenção do contágio por coronavírus (Covid-19), contexto que requer a tomada de decisões emergenciais em diversas frentes de gestão, em observância à hipossuficiência econômica de determinados grupos integrantes dos setores cultural e patrimonial na esfera municipal.

Compreendo a importância da educação na formação do cidadão, e a fé como integrante da cultura; a proposta de publicação de um livro em e-book sobre o sincretismo religioso age como aliado ao fomento da cultura e educação nacional. A produção da obra literária elaborada como suporte da exposição “Trunfos da Fé” do artista plástico diamantinense Marcial Ávila, (exposta no canal do Youtube do artista) é uma produção gratuita que objetivam o acesso a um material instrutivo e que respeita os vários sentidos da fé que compõe o Brasil e o brasileiro de maneira democrática.

As narrativas sobre os Orixás e os Santos que se encontram neste livro busca um respeito mútuo às fés cristã e de matrizes africanas. Esse sentimento talvez seja o âmago da produção deste livro; um jogo de perguntas sem repostas diretas, mas com certezas de confluências e signos, simbologias e ícones que ora afastam o leitor e ora se aproximam no questionar: Quem influenciou quem? Em que, as cartas das forças opositoras foram lançadas na mesa da vida, e cabe a cada um conforme sua crendice discernir de que lado está deste jogo.

Mas, é preciso conhecer as regras!

Essa produção visa revela as regras das dualidades e proximidades dessas duas fés por meio de suas narrativas, a fim de desconstruir o preconceito, possibilitar maior conhecimento sobre a temática e servir de ponto de partida para futuras ampliações sobre o tema. Embora, os mitos e as lendas que envolvem os Orixás e os Santos, no que se referem à cosmogonia e teogênese, desses povos não fossem os mesmos, entretanto, em muitos aspectos, guardam similitudes, por isso, a forte atração entre esse sincretismo e a difícil dissociação.

Essa produção literária, inédita no país, até o presente momento, por compor a exposição “Trunfos da Fé”, e por ser distribuída gratuitamente, poderá servir de suporte para ações em prol e divulgação da cultura acerca da compreensão do sincretismo religioso presente no Brasil. Observa-se, ainda, um retornar para sociedade por meio de um produto confeccionado com recursos públicos, revertido a nutrir uma consciência educacional, de qualidade e importante no respeito às diferenças. Por isso, da distribuição gratuita online da obra literária em forma de e-book, no site da prefeitura de Diamantina e blogger do autor, Robson Di Brito.

Amém & Axé.

Boa leitura!!!

Download E-book – Orixás & Santos: Cruzamentos da Fé

Faça o Download de livro desse autor: E-book – Sereia presa na caixa d’água AXÉ 1: A senhora da garrafa, de Robson Di Brito