“MENINOS SERESTEIROS”: PRESERVANDO A CULTURA SERESTEIRA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO.

Os Professores P2, atuantes no Programa Municipal Pedagógico de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio”, retomaram as atividades com os alunos do 4º e 5º ano das Escolas Municipais Belita Tameirão, Casa da Criança Maria Antônia, Jalira Lucchesi de Miranda e Nathália de Jesus Silva, além da Vila Educacional de Meninas (VEM).

O projeto de Seresta intitulado “Meninos Seresteiros” está atendendo 270 crianças e visa preservar e fomentar a cultura seresteira no município de Diamantina. Desta forma, sensibilizar a comunidade para a importância da seresta, promovendo assim a formação de novos grupos de seresta e formar as novas gerações de seresteiros.

As atividades desenvolvidas pelos professores são dinamizadas por meio do diálogo e rodas de conversa com os seresteiros que atendem, voluntariamente, as ações propostas pelo projeto para que esta cultura não se perca ao longo dos anos. Uma das propostas do projeto “Meninos Seresteiros” contemplará uma visita Técnica ao Museu de Seresta de Diamantina. Os professores do programa criarão uma cartilha com um diálogo lúdico contando a história da seresta diamantinense.

O Programa Municipal Pedagógico de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio” é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura Turismo e Patrimônio.