Nota da Prefeitura Municipal de Diamantina – Capela de Santa Rita de Sopa

A Prefeitura Municipal de Diamantina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio manifesta seu pesar perante a perda desse importante patrimônio histórico cultural que foi totalmente destruído por um incêndio ocorrido na tarde de hoje (04/10) no distrito de Sopa. A Capela de Santa Rita de Sopa é de forte referência afetiva e simbólica para a comunidade que a tinha como único templo católico da localidade. A Capela foi edificada em fins do século XVIII e início do Século XIX e passou por intervenções ao longo do tempo. Não era dotada de elementos artísticos integrados característicos do período colonial. O conjunto de imagens de gesso era em sua maioria de menor interesse histórico-artístico, à exceção da imagem de Santa Rita, em roca e madeira.

Imagem da Capela de Santa Rita de Sopa

A Capela foi tombada pelo município no ano de 2004 (Decreto 045/2004) e reconhecida pelo IEPHA em 2011 como patrimônio cultural, passando por obras de restauração à partir de julho de 2016 que buscaram preservar e prolongar o tempo de vida útil da edificação, englobando a restauração e a manutenção do uso religioso. A obra foi entregue à comunidade em maio de 2017.

A Prefeitura nesse momento está realizando o levantamento de informações sobre as intervenções realizadas na Capela e aguardando os laudos periciais para maior esclarecimento dos fatos ocorridos.

O município possui uma política pública de patrimônio e tem investido para a preservação dos bens que a integram, particularmente no momento, têm licitações abertas para a contratação de projetos preventivos para a proteção de importantes bens tombados, bem como, implementado ações preventivas em outros. O incêndio da Capela de Santa Rita trouxe perdas irreparáveis, mas a Prefeitura Municipal de Diamantina irá somar todos os esforços possíveis juntamente com parceiros, a Mitra Arquidiocesana, IEPHA, IPHAN e comunidade para reconstruir o quanto antes no local, um templo de cultura e religiosidade.

Diamantina 04, de outubro de 2019.

Prefeitura Municipal de Diamantina

Nosso Maior Patrimônio É Você!