Abertas as Inscrições para a Certificação dos Profissionais do Setor de Turismo

A Certificação Profissional atesta a competência profissional, independentemente da formação do trabalhador, reconhecendo, inclusive, os conhecimentos gerados pela prática da profissão.

O Sistema SENAI de Certificação de Pessoas (SSCP) está com inscrições abertas até o próximo dia 23 de setembro, para o processo direcionado a trabalhadores do setor de turismo, que atuam nos segmentos de transporte, agências de viagem, hospedagem, hospitalidade, alimentos e bebidas.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente durante a Conferência Municipal de Turismo que será realizada no dia 23 de setembro, no Anfiteatro da UFVJM. Podem se inscrever candidatos à primeira certificação e profissionais que precisam renovar a sua certificação.

A aplicação de provas será em outubro e será operacionalizada pelo Instituto Centro CAPE. O processo é voltado às seguintes categorias profissionais: garçons e manipuladores de alimentos (alimentação e bebidas), gerentes, camareiras, governantas e recepcionistas (hospedagem), gerente e agente de viagem (agências de viagem), motoristas de táxi (transporte) e trabalhadores da área de atendimento (hospitalidade). Serão aplicadas provas escritas para todas as categorias e garçons, manipuladores de alimentos e camareiras serão submetidos também à prova prática. Os critérios avaliativos são baseados em normas da ABNT e a certificação é reconhecida pelo INMETRO.

A certificação profissional é um processo de reconhecimento formal de que uma pessoa possui a competência e a qualificação necessárias para o exercício profissional em determinado campo de atividade. Com o intuito de reconhecer formalmente os conhecimentos, habilidades e competências do trabalhador, o SENAI instituiu o Sistema SENAI de Certificação de Pessoas. O objetivo é oferecer à sociedade um incentivo para a busca constante do aprimoramento da qualificação dos trabalhadores para o desenvolvimento econômico e social do país. A Certificação de Pessoas é o reconhecimento de que uma pessoa possui a qualificação necessária para o exercício profissional em determinado ramo de atividade com a credibilidade e idoneidade do INMETRO.

Os candidatos também podem baixar e preencher o Formulário de Inscrição neste link.

Mais informações:

Alberis Mafra – Turismólogo da Prefeitura de Diamantina

Telefones: (38) 3531-9532           Email: turismo@diamantina.mg.gov.br

DIVULGAÇÃO CERTIFICAÇÃO