Alunos do curso de medicina da UFVJM fortalecem o serviço de atenção primária em Diamantina e região

O curso de medicina iniciado em 2014, no Campus JK, de acordo com a Diretora da Faculdade de Medicina – FAMED/UFVJM, Cynthia Fernandes Ferreira Santos, integra a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), proposta pelo Ministério da Educação que visa à criação de cursos de graduação nessa área e ampliação de vagas nos cursos já existentes, com o objetivo de melhorar a distribuição da oferta de profissionais no país e nas regiões onde há necessidade de ampliar a formação de médicos. Em Diamantina, o curso de graduação em medicina disponibiliza 30 vagas por semestre. Hoje já são 165 alunos, distribuídos em 6 turmas e a primeira concluirá o curso em 2019. Para a Diretora da Faculdade de Medicina, o curso, sem dúvida, representa um ganho considerável para o Vale Jequitinhonha.

A partir do dia 16 de janeiro, a FAMED/UFVJM iniciará o atendimento à comunidade. Os alunos da graduação em Medicina, acompanhados por Docentes Médicos da UFVJM, atenderão na Policlínica Regional Dr. Lomelino Ramos Couto. A marcação será feita pelos Agentes Comunitários de Saúde ou Enfermeiros das Unidades, sendo disponibilizadas 48 vagas por semana em Clínica Médica e 10 em Ginecologia. As UBS Vila Operária e Palha, não contempladas para encaminhamentos à Policlínica, terão os atendimentos nas próprias sedes, podendo ser agendados, inicialmente, 5 pacientes.

Além do fortalecimento à Atenção Básica de Saúde, a FAMED/UFVJM também oferta residências médicas: para Clínica Médica, 8 médicos residentes atuam na Santa Casa, na Policlínica Regional e no CISAJE e em plantões na enfermaria, CTI e PA da Santa Casa. Em Ginecologia e Obstetrícia há 5 médicas residentes no Hospital Nossa Senhora da Saúde, no CISAJE, na Policlínica e nas UBS. Em Neurocirurgia há 3 médicos residentes que atuam na Santa Casa e no CISAJE. Em Pediatria, os residentes atuam no Hospital Nossa Senhora da Saúde, no PA, no CISAJE e nas UBS Cazuza e Bela Vista.

Segundo a Diretora da FAMED/UFVJM, Cynthia Fernandes Ferreira Santos, no segundo semestre, haverá aumento no número de consultas ofertadas, inclusive com novas especialidades.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina/MG