Apresentação do projeto CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento

Em reunião no auditório do Centro Administrativo, nesta terça-feira, dia 28 de março, que reuniu servidores das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, de Educação, de Meio Ambiente, de Esporte, Lazer e Juventude, houve a apresentação do projeto CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, já implementado em alguns municípios e que pode ser de grande valia para Diamantina e região.

O idealizador do Projeto, ex-professor da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre, Doutor e Pós Doutor, Tião Rocha, que se exonerou do cargo de professor universitário para criar o Projeto CPCD – contou que este foi criado há 34 anos. Apresentou o projeto aos presentes e contou alguns “cases” de sucesso em Minas Gerais, Maranhão, São Paulo e até no exterior. Destaca que o projeto foi criado por uma necessidade pessoal, por próprias questões existenciais. A princípio, o projeto não tinha o intuito de ajudar crianças e/ou pessoas carentes, mas sim desenvolver o ser humano suas habilidades para desenvolvimento de vida.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria do Carmo Ferreira Silva (Cacá) disse da dificuldade que Diamantina possui em harmonizar a periferia e o centro da cidade, mas afirmou que a sintonia entre as secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social deve ser forte e intensa para maior interação das áreas. Na oportunidade, a secretária falou sobre a FUMBEM – Fundação Municipal do Bem Estar do Menor – que surgiu com a extinção da FEBEM e da FUNABEM em Diamantina, e que a instituição deve ter uma ação mais direta na sociedade, tendo como compromisso o acesso a trabalho, emprego, renda e desenvolvimento social, contando com o envolvimento das secretarias municipais. Reforçou que pretende firmar parceria com o CPCD, por já ter atuado com esse programa na cidade de Araçuaí e que a efetivação do projeto em Diamantina significa melhoria do desenvolvimento lógico, da aprendizagem e garantia de futuro profissional para crianças e jovens.

Entre alguns dos projetos desenvolvidos pelo CPCD está o “Ser Criança” que se classificou em primeiro lugar no Prêmio ITAÚ UNICEF.

Saiba mais sobre o CPCD em: www.cpcd.org.br

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG

IMG_3948 (Copy)