Apresentada a nova Secretária de Desenvolvimento Social

Na manhã dessa Segunda-feira, dia 23 de janeiro de 2017, a nova Secretária de Desenvolvimento Social, Maria do Carmo Ferreira da Silva, conhecida como Cacá, foi apresentada aos profissionais envolvidos da área social do Município de Diamantina. A história política da Cacá foi brevemente citada, especialmente sua experiência como prefeita por 8 anos na cidade de Araçuaí, como secretária adjunta e assessora no Estado do Rio de Janeiro, também na área social, além de sua atuação em superintendências regionais e junto ao Ministério da Igualdade Racial, em Brasília.

Assumindo a palavra, a Secretária de Desenvolvimento Social ressaltou que, apesar de não ser nascida no Vale do Jequitinhonha, possui um envolvimento afetivo muito grande com essa terra há mais de 40 anos e, que, inclusive, já trabalhou pelo Vale nos processos de transformação das Faculdades que existem no médio, alto e baixo Jequitinhonha. Ressaltou, mais, que recebeu com surpresa o convite do Prefeito Municipal, Juscelino Brasiliano Roque, para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social, mas que tratou de grata surpresa e que o convite foi avaliado, amadurecido e aceito com muita satisfação. Cacá acrescentou que não veio para ensinar, mas para trocar experiências, afirmando que Diamantina é a “porta do Vale” e que precisamos buscar o fortalecimento e a efetivação de direitos e maiores oportunidades para as pessoas e que espera dar respostas ao prefeito e a toda a população que espera por melhorias reais de vida. “Nós trabalhamos para o Povo. O Povo é o chefe e temos que prestar conta a ele”, complementa.

Ela apresentou, ainda, alguns presentes que ganhou de despedida da população de Araçuaí e entre eles uma arte que simboliza pessoas de mãos dadas em círculo, afirmando que isso simboliza a maneira que ela entende correta de se fazer gestão. Outro ponto importante tratado pela Cacá é a relação entre o secretário e os servidores, afirmando que deve acontecer de maneira fraterna, respeitando os direitos de cada um. Nesse momento foi solicitada a apresentação de todos e após a apresentação de cada um presente na reunião Cacá afirmou que, com muita humildade e trabalho, irá contar com todos para otimizar os processos e realizar as mudanças necessárias.

O Prefeito Municipal de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, explicou o porquê da escolha da Cacá para a Secretaria de Desenvolvimento Social e afirmou que, unindo territórios, iremos trabalhar por Diamantina e região. “O Povo do Vale do Jequitinhonha está precisando da Cacá. Procuro sempre utilizar o potencial de cada um e Cacá veio para fortalecer e oxigenar essa relação.” – disse Juscelino citando, entre alguns problemas mais críticos, a falta de amparo aos distritos e deficiência de casas de apoio. “Sozinhos não somos capazes de fazer nada… juntos somos melhores! Cacá  veio cumprir uma missão… e que Deus a abençoe!” – finaliza o Prefeito.

A Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Márcia Betânia, informou ainda que uma reunião acontecerá o mais breve possível para tratar das questões sociais atinentes ao Carnaval que se aproxima, como campanhas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por fim, o Secretário de Educação, Sergio Luiz Nascimento, deu boas vindas e parabenizou a nova Secretária de Desenvolvimento Social e desejou à Cacá positividades para essa gestão, sendo acompanhado pelo Secretário de Governo, Alexandre Magno Leite Dias, que também saudou Cacá e destacou a forca da mulher, da maternidade e da entrega afetuoso feminina e reforçou o trabalho que é feito e que precisa ser desenvolvido perante a nossa sociedade.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG

1 DSCF6309 DSCF6312 DSCF6314 DSCF6328 DSCF6330 DSCF6334 DSCF6335 DSCF6340 DSCF6341 DSCF6346 DSCF6348