Campanha de vacinação prorrogada até 9 de Junho.

CampanhaVacinação

Quem ainda não se vacinou contra a gripe terá mais uma oportunidade de se proteger contra a doença. Devido à baixa adesão do público-alvo à campanha, o Ministério da Saúde irá prorrogar a campanha nacional até o dia 9 de junho. O esforço é para alcançar a meta de vacinação que, neste ano, é de 90%. Até a manhã de quinta-feira (25), foram vacinados 35,1 milhões de brasileiros, sendo que apenas 63,6% das 54,2 milhões de pessoas que formam os grupos prioritários da campanha receberam a imunização neste ano.

É importante que a população da campanha se vacine neste período para ficar protegida quando o inverno chegar. A vacina demora 15 dias para fazer efeito no organismo, por isso o Ministério da Saúde planeja a campanha antes do inverno, período de maior circulação dos vírus da influenza.

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Proteja-se!

Saiba mais em: http://www.brasil.gov.br/…/campanha-contra-a-gripe-e-prorro…

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG