Ciclo de Reis

Em Diamantina existe o Ciclo de Reis, uma tradição mantida, principalmente, pelos grupos de folias e moradores que montam os presépios com os mais diversos materiais. Instituições como o Museu do Diamante – IBRAM e a Igreja do Amparo possuem em seu acervo presépios peculiares pela referência histórica, natureza de materiais e riqueza de detalhes.

Diamantina está inscrita no “Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas”, iniciativa do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) e faz parte de uma ação de salvaguarda das Folias de Reis que serão reconhecidas como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado. Informações sobre o circuito estão disponíveis  em http://www.iepha.mg.gov.br/images/stories/ICMS/guiaonlinecircuitopresepios-.pdf

De Diamantina foram inscritos três presépios:

Presépio 1: Catedral Metropolitana, Praça Joubert Guerra, s/n. Centro. Período de visitação: 25/11/2016 a 06/01/2017. Horário: 8h às 17h

Presépio 2: Museu do Diamante-IBRAM, Rua Direita, 14. Centro. Período de visitação: desde 25/11/2016. Horário: 10h às 17h

Presépio 3: Igreja do Amparo, Rua do Amparo, s/n. Centro. Período de visitação:  desde 25/11/2016 Horário: 8h às 11h

Em parceria com o IEPHA, novos presépios de Diamantina serão inscritos em 2017 para fortalecer esta tradição no município.

Diamantina também possui grupos centenários de folias de reis, mantendo cada um a sua originalidade. Neste final de semana, alguns fazem o encerramento do Ciclo de Reis.

Veja a programação:

Folias de Reis de Inhaí

06/01- Giro pelas ruas do distrito de Inhaí. Faz o recolhimento por volta de 18h e o encerramento com a comedoria logo a seguir na sede da própria folia localizada na Praça do Cruzeiro em Inhaí.

Folia Unidos do Vale

06/01 – 19h. inicia o percurso pela rua Macau de Baixo, seguindo em direção à Catedral Metropolitana e às 21:30 segue até o Centro Cultural David Ribeiro-Mercado Velho.

07/01 – 10h. Canta  junto ao presépio  do acervo da Igreja do Amparo e em seguida faz o giro pelas ruas centrais do sítio histórico.

Grupo de Folia de Reis e Chula de Quartel do Indaiá.

08/01 – Giro pelas ruas de Quartel do Indaiá. O encerramento previsto por volta das 18h na casa de Maria Helena, conhecida como SINECA, na Rua Capela, nº 22.

Fonte:

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio

Prefeitura de Diamantina

Por: Márcia Betânia Oliveira Horta

IMG_3499 IMG_3500