Começa em Abril a nova temporada da Vesperata de Diamantina

O Governo do Estado reconheceu em Lei a Vesperata de Diamantina como Patrimônio Cultural de Minas Gerais

A 21ª temporada de apresentações será aberta no dia 08 de abril (sábado), e irá comemorar a ação do Governo do Estado que reconheceu através da Lei 22.456, de 23 de dezembro de 2016, a Vesperata de Diamantina como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

O Projeto de Lei que originou o reconhecimento levou em consideração a importante contribuição da Vesperata de Diamantina para a manutenção das bandas de música e para a preservação da musicalidade em Minas Gerais. O reconhecimento também foi tratado como forma de homenagear os mestres que preservaram e atualizaram a música no Estado, em citação ao maestro da banda militar João Batista Macedo (Maestro Piruruca), que no século XIX reorganizou a forma como bandas de música se apresentavam nos espaços públicos em Diamantina, destacando os solistas nas sacadas dos casarões.

A Vesperata de Diamantina já recebeu também o reconhecimento do Governo Federal, quando em 2010 o Ministério do Turismo concedeu ao evento o Troféu Roteiros do Brasil, por sua importância na promoção da Sustentabilidade Cultural do Município, fomentando o turismo, o comércio, a economia local e o cenário cultural.

A Vesperata de Diamantina

O nome Vesperata é oriundo das práticas musicais da Diamantina do século XIX, quando, no período das vésperas – parte da Liturgia das Horas, celebrada entre 15h e 18h – músicos tocavam seus instrumentos das sacadas dos casarões antigos para impressionar os transeuntes que iam e vinham lá embaixo.

A histórica Rua da Quitanda é o palco das Vesperatas de Diamantina, a partir das 20h. Por duas horas e meia, músicos de diferentes idades – muitos deles formados em projetos sociais – empunham instrumentos musicais das sacadas de construções seculares, que guardam parte da história do antigo Arraial do Tijuco – hoje Diamantina.

Do meio da rua, sobre as pedras centenárias, os maestros regem a sinfonia. O som ecoa pelas esquinas que testemunharam, também, o amor do contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira pela mulata e escrava Chica da Silva, a quem ele libertou e tomou como sua rainha.

A temporada da Vesperata de Diamantina em 2017 contará com 16 apresentações que serão realizadas entre os meses de abril a outubro. Confira as datas e reserve a sua mesa:

08 e 29 de Abril

06 e 27 de Maio

10 e 24 de Junho

01, 15 e 29 de Julho

05, 19 e 26 de Agosto

02 e 23 de Setembro

14 e 21 de Outubro

COMERCIALIZAÇÃO DE MESAS

A Minhas Gerais Turismo é a empresa contratada pela Prefeitura de Diamantina para realizar a comercialização das mesas da Vesperata de Diamantina na Temporada de 2017.

Reserva de mesas:

Visite o site minhasgerais.com

Entre em contato por e-mail faleconosco@minhasgerais.com

Entre em contato por telefone (38) 3531-1667

Conheça a agência Rua da Quitanda, 22, 1º andar, Centro

Créditos das Imagens: Zeleo

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio

Vesperata de Diamantina.

Centro de Atendimento ao Turista: Praça Antônio Eulálio, 53, Centro – (38) 3531-9532 | turismo@diamantina.mg.gov.br

Assessoria de Comunicação Social: Rua da Glória, 394, Centro – (38) 3531-9107 | ascom@diamantina.mg.gov.br