Começa o carnaval da alegria

 CarnavalDiamantina2017

Hoje, às 18 horas, partindo da praça Niemeyer para o Mercado Velho, acontece a abertura oficial do Carnaval 2017. E Diamantina está preparada para reunir sua gente e atrair turistas com uma programação para todas as idades e gostos. Em 2017, 20 novos blocos caricatos vão agitar o Circuito Cultural dos Blocos. Ao todo, haverá 40 shows distribuídos nos vários palcos montados pela cidade! A folia conta ainda com 5 bandas de música da sede urbana e dos distritos! O novo carnaval mobiliza cerca de 500 músicos, muitos dos quais já tinham “pendurado a chuteira” e voltam radiantes para a ativa. Além disso, espaços foram pensados para que o folião brinque e se divirta pra valer e com segurança!

A Rua da Quitanda será o “Espaço do Samba” e promete agitar o carnaval não só pelas atrações, como Sambeco e Samba de Uma Moça Só, mas pela tradicional ocupação que os diamantinenses e visitantes fazem desse espaço, cuja singular paisagem arquitetônica é cenário concorridíssimo das Vesperatas de abril a outubro na cidade.

Outro destaque é o “Espaço Folia” na “Praça Niemeyer” – proposta inovadora da Administração Municipal que promove a revitalização e o uso público de uma área historicamente degradada e abandonada. Ali há uma imponente obra assinada por Oscar Niemeyer, que começa a reinar soberana na praça que passou por um verdadeiro mutirão de limpeza, não só à espera do carnaval, mas porque, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, será espaço de eventos o ano inteiro. Voltando ao carnaval, a ideia é que toda a família se divirta muito com a programação musical variada e de qualidade.

O Beco do Motta, “casa” de origem do Becudus do Motta, se transformará no “Espaço do Motta”! O Becudus, que ditava o tom da folia de antigos carnavais, dividirá o palco com outros artistas e se apresentarão para um público cativo e nostálgico dos boêmios movimentos carnavalescos iniciados nos Becos do Motta e do Alecrim na década de 70.

A Praça de Esportes será o “Espaço Miguilim e Circuito dos Blocos Infantis”, estrelando um carnaval diferente, com atividades lúdico-pedagógicas, recheado de brinquedos e brincadeiras para a criançada vestir a fantasia e cair na folia, com garantia de muita diversão! As ações serão desenvolvidas pelo Espaço Conhecimento em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com a Prefeitura Municipal de Diamantina por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, de Cultura, Turismo e Patrimônio, de Educação, de Esportes, Lazer e Juventude, dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), bem como do Conselho Tutelar,  reunidos em prol da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. O Espaço Miguilim funcionará de 25 a 28 de fevereiro, das 10 às 17 horas.

O “Espaço do Mercado Velho” na Praça Barão de Guaicuí será “Praça de Alimentação” e “Espaço para Melhor Idade”, com atrações que reafirmam, sobretudo, a musicalidade de Diamantina no Carnaval. Artistas locais, bandas marciais da cidade e dos distritos, músicos reformados da centenária Banda da Polícia Militar e o corredor dos blocos para completar a folia.

E o “Circuito Cultural dos Blocos”? Certamente a aposta da atual Administração como maior inovação e atração do Carnaval de Diamantina! Pra se ter uma ideia, em 2016 desfilaram oitos blocos e este ano serão 28, reafirmando um movimento que ocorre também em outras cidades mineiras. Os novos blocos potencializam a oferta dos já tradicionais e permitem a diversidade, a participação de novos públicos: crianças, universitários, grupos folclóricos e representações dos distritos. Sem falar nos aquecimentos dos blocos que agitaram a cidade e atraíram os diamantinenses e turistas para a folia momesca desde o dia 04 de fevereiro.

Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia de Oliveira Horta, “carnaval com musicalidade, com tradição que se renova e com mais de 300 anos de história é só em Diamantina que, este ano está preparada para fazer uma grande festa”.

E a Segurança pública? Como fica? Haverá 10 portais na APS (Área Prioritária de Segurança), com seguranças 24 horas por dia, para coibir entrada com garrafas ou outros recipientes de vidro, coibir ambulantes não cadastrados e carros com som automotivos. Para a segurança geral dos foliões, as polícias militar, civil e corpo de bombeiros, a guarda municipal, bem como profissionais da saúde e conselheiros tutelares estarão organizados em escalas e plantões para a cobertura de todo o evento.

O Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, Ten Cel PM Anderson de Deus Aguilar, ressalta que a atuação da Polícia Militar é pautada no planejamento antecipado. “O carnaval é um desafio muito grande para nós, porque há uma modificação, uma mudança na nossa estrutura, na nossa logística, na movimentação na cidade, mas a PM está totalmente preparada para enfrentar esse desafio, com muita tecnicidade, estratégia de policiamento bem pensado para fazer frente aos problemas e o reforço que vamos receber será o suficiente para atender às necessidades”, destaca o comandante. E deixa uma dica importante: “A PM está aí, 190 disponível o tempo todo, 181 para denúncias anônimas e que as pessoas também se auto protejam, tenham cuidado com seus pertences, seus veículos, suas residências para que juntos possamos garantir a segurança que todos nós precisamos e queremos”.

O Delegado Regional de Polícia Civil, Juliano Alencar, diz que o efetivo está preparado, juntamente com a Polícia Militar e com os outros órgãos à frente da fiscalização e que se espera um evento mais tranquilo, mais voltado para as famílias. Na oportunidade, parabeniza a prefeitura pelo novo formato de carnaval idealizado.

Para o Prefeito Municipal, Juscelino Brasiliano Roque, o modelo da festa é um processo em evolução que vai se fortalecer com o tempo, valorizando as pessoas e seus costumes. E finaliza: “Nossa ideia é criar uma melhor organização, pensando-se já nos próximos carnavais que tendem a ser cada vez melhores”.

Confira a Programação completa do Carnaval 2017 em Diamantina Clique Aqui.

Vem pra Diamantina! Aqui tem história e alegria!

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG