Desenvolvendo a agricultura e diversificando a economia da região

A Prefeitura de Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente, entregou às Associações de Produtores Rurais do Município implementos agrícolas, sementes e mudas para fomentar a produção e produtividade da terra. A cerimônia de entrega aconteceu na manhã do dia 16 de dezembro de 2015 no gabinete do prefeito Paulo Célio no Centro Administrativo.

Para compor a patrulha mecânica municipal e auxiliar na otimização do trabalho e melhoramento da produtividade dos produtores foram distribuídos entre às Associações sete sulcadores de uma linha para trator, quatro adubadoras de plantio direto três linhas com caixa de adubo e semente,  três roçadeiras de arrasto duas facas, seis batedeiras de cereais com Cardan para trator e com pneus, três carretas agrícolas, três colhedeiras e picadeiras de forragens com rodas de trator, quatro semeadeiras e adubadoras de capim/calcário e um cilindro Bermar Motor para massa de uso geral, para a padaria de Planalto de Minas.

Além disso, pensando na diversificação de produtos, logística de colheita, escoamento e comercialização da produção cerca de 700 sacos de sementes, entre milho, feijão e sorgo e aproximadamente 1.400 mudas frutíferas diversificadas foram distribuídas entre grupos de produtores, criados em reunião pelas Associações.

As ações fazem parte de dois projetos desenvolvidos pela Diretoria de Desenvolvimento Agropecuário com o objetivo de incentivar a produção agrícola no município, para assim diversificar a economia da região.

Entre as associações beneficiadas estão as de Desembargador Otoni, Braúnas, Santana da Divisa, Inhaí, Sopa, Tijucussu, Covão, Gorduras, Ribeirão São Domingos, São João da Chapada e Planalto de Minas, Pinheiro, Barreirão.