06 de Fevereiro – Dia do Bota Fora

DengueBotaFora

DIA DO BOTA FORA

06 DE FEVEREIRO DE 2017 (SEGUNDA-FEIRA) – 07H00MIN.

AGORA É GUERRA!

A Prefeitura Municipal de Diamantina, através das Secretarias Municipais de Saúde, de Desenvolvimento Urbano e Rural e de Meio Ambiente, realizará o Mutirão de Limpeza para o controle e o combate do Mosquito da DENGUE, que também transmite Zika, Chikungunya e FEBRE AMARELA.

Desde o início deste ano, o Estado de Minas Gerais passa por um surto de Febre Amarela. Até o momento, os casos estão restritos a municípios das regiões de Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano, Manhumirim e Governador Valadares, mas muito próximos, e são casos transmitidos por mosquitos silvestres, (mosquitos que vivem em florestas). Os casos de pessoas que adoeceram com a Febre Amarela, também são de moradores da zona rural, que adentram ou estão muito próximos às matas e florestas.

Apesar disso, sabe-se que há risco de que o mosquito da DENGUE (AEDES AEGYPTI), também possa transmitir a FEBRE AMARELA!

Por este motivo, do mesmo modo que a população procura pela vacina da Febre Amarela para se prevenir, é preciso mais uma vez, que todos façam sua parte. Assim, a Prefeitura de Diamantina, através de suas Secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Urbano e Rural e de Meio Ambiente, realizará um Mutirão de Limpeza, para a retirada de materiais inservíveis das residências. Cada morador deverá deixar na porta de sua casa todos os recipientes e materiais em desuso que possam acumular água, como: latas, garrafas, pneus, sucatas e ferros velhos em geral, para serem recolhidos pela Prefeitura.

A Prefeitura conta com a colaboração de todos os moradores de Diamantina no sentido de DESCARTAR esses materiais e colocarem na porta de sua residência e/ou em local de fácil acesso, no dia 06 de Fevereiro de 2017 (segunda-feira) às 07h00min da manhã.

MANTER ATENÇÃO REDOBRADA com criadouros, que são os recipientes com água limpa e parada onde o mosquito da DENGUE (que também pode transmitir Zika, Chikungunya e Febre Amarela), vai depositar seus ovos.

O QUE É IMPORTANTE FAZER:

• Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água;
  • Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras;
  • Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal;
  • Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias;
  • Guardar baldes com a boca virada para baixo;
  • Esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos;
  • Manter limpas as piscinas.

Faça sua parte! Esta responsabilidade é de todos!

Fonte:

Secretaria Municipal de Saúde/Diamantina-MG