Diamantina a Biribiri nos passos de Dom João

CaminhadaAoParqueEstadualDoBiriBiri-final2

Pra fechar com chave de ouro as atividades comemorativas do aniversário de Diamantina, que tal uma caminhada ao Parque Estadual do Biribiri?

Então, está programado para este domingo: “Diamantina a Biribiri nos passos de Dom João”. A homenagem a Dom João justifica-se porque, em 1863, exatamente no dia 12 de março, ele foi eleito bispo diocesano.

E como Bispo diocesano de Diamantina sua trajetória foi de muitas lutas e conquistas. Dom João Antônio dos Santos fundou o Seminário Sagrado Coração de Jesus, fundou também o colégio Nossa Senhora das Dores. Com o objetivo de proporcionar trabalho para as moças da região, Dom João criou, juntamente com seus irmãos, Dr. Joaquim Felício dos Santos e Dr. Antônio Felício dos Santos, a Fábrica de Tecidos do Biribiri, posteriormente, transferida para a sede do Município de Diamantina.

Durante o período do seu governo, Dom João trabalhou incansavelmente pela abolição da escravatura. Consta que, pessoalmente, alforriou mais de dois mil escravos na região. Chegou a criar até mesmo uma moeda própria que circulava em Diamantina, e era aceita normalmente em toda a região. Dom João Antônio dos Santos veio a falecer em 17 de maio de 1905.

Caminhada “Diamantina a Biribiri nos passos de Dom João”. E é isso mesmo que está programado para este domingo, dia 12 de março e você é o convidado especial. Inscreva-se!

Fonte: www.arquidiamantina.org.br – Currículo Dom João Antônio dos Santos

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG