Diamantina aguarda a Tocha Olímpica com programação cultural

Com o espírito olímpico de paz, amor e união entre os povos, Diamantina está pronta para receber a Tocha Olímpica no próximo dia 10 de maio. Nesta segunda-feira (02/05), o prefeito Paulo Célio juntamente com a Secretária de Esporte, Lazer e juventude Raquel Santana Jardim Frattezi, fizeram uma apresentação no auditório da ACID/CDL detalhando a passagem da Tocha pela cidade apresentando a rota e a programação para a passagem da Chama Olímpica.

Para comemorar a passagem da Tocha na cidade será apresentado ao mundo uma programação cultural que evidencia a musicalidade diamantinense e abarca representações vivas dos quadros da Festa do Divino, do Rosário, presença Guarda Romana, grupo de capoeira, seresteiros, Banda Mirim Antônio de Carvalho Cruz, Banda do 3º Batalhão da Polícia Militar, dentre outras manifestações culturais durante o percurso, nos pontos de revezamento.

O encerramento do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 acontecerá na Praça do Mercado Velho. Finalizada a cerimônia, metade do comboio seguirá para o Parque Biribiri, onde fará imagens das cachoeiras Sentinela, Cristais e da Vila Biribiri, onde ocorrerá um pequeno revezamento. De lá parte para Curvelo.

A Tocha passará por 329 cidades dos 26 estados até chegar ao Estádio do Maracanã em 5 de agosto, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos.

Condutores

Serão cerca de 12 condutores durante o trajeto da Tocha em Diamantina. Desses, foram indicados pela Prefeitura, os diamantinenses Hillma Caldeira, medalhista das Olimpíadas de Atlanta e João da Mata de Ataíde campeão da São Silvestre. A tocha também passará por mãos de outros atletas locais e amantes do esporte que se candidataram para participar do evento.

Rota

rota da tocha

A Tocha Olímpica será acesa pela primeira vez em frente ao Diamante Palace, às 12h30, dando início ao revezamento que seguirá  pela Avenida Silvio Felício dos Santos, desce a rua Professor Gabriel Mandacaru, rua do Fogo, rua da Glória, entra no Macau do Meio, Praça JK, rua Direita, passa pela Catedral, entra na rua da Quitanda, retorna para a rua Direita, desce a rua Vieira Couto, vira a esquerda na rua do Contrato, passa pela Igreja do Rosário, prossegue na rua do Rosário até a Praça do Mercado Velho, onde ocorrerá o encerramento do evento.

Para realizar esse grande evento com o menor impacto possível na circulação urbana, e com o objetivo de garantir à população seu acesso aos locais por onde o Revezamento da Tocha vai passar, na véspera da passagem por Diamantina, no dia 09 de maio, a partir das 18h, até o revezamento da Tocha Olímpica na cidade, em 10 de maio, será proibido o estacionamento de veículos, nas ruas que farão parte do percurso dos condutores da chama, estando sujeitos a reboque.

No dia 10, a partir das 06h, as ruas que integram a rota também serão fechadas para o trânsito. O percurso abrangerá uma área de cerca de 3km e a liberação do trânsito será gradual após a passagem da Chama Olímpica pelas vias públicas.

O estacionamento também estará proibido, no dia 10, a partir das 06h, nas ruas do Burgalhau, Rio Grande, do Areão, praça José Augusto Neves, Barão de Paraúna e o trevo da sentinela até Biribiri. Essa rota integra o percurso da Tocha após o encerramento do evento no Mercado Velho e o trânsito será momentaneamente fechado durante a partida da Chama Olímpica.