Diamantina é a cidade que mais avançou em políticas públicas em turismo

Estudo de competitividade divulgado pelo Ministério do Turismo coloca a cidade na 29ª posição no ranking de 65 destinos monitorados

Em todo o país,  município mineiro de Diamantina foi o que mais avançou em políticas públicas em turismo , de acordo com o estudo de competitividade divulgado pelo Ministério do Turismo nesta quarta-feira (9/12), em Brasília.O Índice de Competitividade do Turismo nacional tem como objetivo gerar indicadores sobre o desenvolvimento do setor do turismo em 65 destinos turísticos, por meio de um diagnóstico que acompanha a evolução desses destinos com relação à competitividade.

O estudo utiliza a metodologia de pesquisa sobre competitividade desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Ministério do Turismo e o SEBRAE Nacional, e aplicada desde 2008 nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.

De acordo com o Índice lançado nessa quarta-feira (08/01/2015) Diamantina é a cidade que mais avançou em políticas públicas em todo o país. A cidade hoje ocupa a 29ª posição no ranking de competitividade, de um total de 65 destinos monitorados. O índice avalia diversos aspectos do município, são 13 ao todo: Aspectos Ambientais, Infraestrutura geral, Economia local, Aspectos culturais; Atrativos turísticos; Capacidade empresarial; Acesso; Aspectos sociais; Serviços e equipamentos turísticos; Políticas públicas; Cooperação Regional; Marketing e promoção do destino e Monitoramento.  Dessa forma a melhoria se deve a todo um esforço coletivo que envolve a Prefeitura, o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, e importantes parceiros como o Sebrae – MG, a Emater – MG, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, o Circuito dos Diamantes, o empresariado local, a ACID e sobretudo a comunidade.  “Sabemos que ainda temos muito para avançar e construir, contudo esse reconhecimento nos dá ânimo e para continuar,” ressalta a diretora de turismo Mariana Zaidan.

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas. Para isso, analisa a situação de 13 categorias que compõem a atividade turística. “O objetivo do estudo é fazer um diagnóstico e dar condições para que os destinos reconheçam as virtudes e as oportunidades, elevando o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país”, disse o ministro Henrique Eduardo Alves.

O aumento do índice de competitividade do turismo é uma das metas presente no planejamento estratégico para o turismo municipal. “O reconhecimento é motivo de muito orgulho e certeza que temos que continuar trabalhando bastante para construirmos a cidade que desejamos,” declara o prefeito Paulo Célio.

Fonte:

Secretaria Municipal  de Cultura, Turismo e Patrimônio