Eleito hino oficial de Diamantina

Apesar de prevista a eleição do hino oficial, por concurso público, na Lei Orgânica Municipal em 1990, só neste ano, após 26 anos de espera, Diamantina elege seu hino oficial. A composição vencedora do concurso público, edital nº 001, foi a canção “Diamantina em Serenata”, de autoria de Padre Celso de Carvalho e Lícia Pádua Coelho, já conhecida por todos e cantada em serestas, carnavais e festividades diamantinenses.

A escolha foi feita por uma comissão organizadora e julgadora instituída por músicos, professores de português, de história e representantes da Secretaria Municipal de Cultura e da Câmara de Vereadores. Concorreram ao título duas canções, Diamantina em Serenata, que foi apresentada por Maria Célia Coelho de Pádua Oliveira, e “Uma canção para Diamantina” apresentada por Vicente Lopes Ramos.

Concurso Público:

Aberto em abril com inscrições até 15 de junho pode participar da seleção todo cidadão, maior de 18 anos. Cada candidato pode concorrer com apenas um trabalho, sendo permitido a co-autoria de até dois participantes e a apresentação de música e letra já conhecidas, seja pelo próprio compositor ou compositores, seja por representante legal do compositor ou compositores.

Dentre outros aspectos, foram considerados vários critérios de avaliação e julgamento das músicas inscritas, dentre eles a adequação ao tema, poesia, arranjo – combinação dos elementos musicais: melodia, harmonia e ritmo – clareza, correção e comunicação.