Entidades e Associações se reúnem com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria do Carmo, a Cacá, tomou posse no último dia 13 de fevereiro. Para estreitar o contato e apoiar o processo construtivo e evolutivo de várias entidades e associações de Diamantina, realizou encontro com seus representantes. De início, Cacá afirmou que esse primeiro contato visa entender o funcionamento e mapear as necessidades de cada instituição, para apontar onde e como o poder público municipal pode contribuir a curto, médio e longo prazo. Informou que a atual administração pretende realizar, pelo menos uma vez por mês ou quando necessário, encontros como este. Outra expectativa é manter as instituições em pleno funcionamento, para que não percam oportunidades de captação de recursos através das esferas municipal, estadual, federal ou internacional.

Para o mês de março, Cacá informou que estão programadas visitas da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social a todas as entidades sociais e associações do município para estabelecer as parcerias dentro das especificidades institucionais, conhecer o funcionamento e viabilizar as adequações de documentos conforme as exigências legais. Cacá espera que até Dezembro 100% dessas organizações estejam regularizadas e que, para tanto, toda a equipe da secretaria está disponível para ajudar no que couber.

Na oportunidade, a secretária Cacá conta que visitou ao Pão de Santo Antônio. Afirmou que, nessa gestão, os idosos terão um cuidado especial, para que seus direitos sejam garantidos ao máximo. Falou ainda que também serão desenvolvidos trabalhos de prevenção e coibição da violência contra a mulher e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Os representantes de associações e entidades apresentaram suas considerações, entre as quais, foram citados problemas do Bairro Tapeçaria, do Distrito de Sopa, da regularização fundiária do Bairro da Prata, das taxas e isenções das associações, questões relacionadas à mobilidade urbana que impactam a rotina de toda cidade, os desafios e transições enfrentados pela EPIL (Escola Profissional Irmã Luíza), bem como o que todos esperam de uma parceria efetiva com a prefeitura para o enfrentamento destas e outras situações de relevância para a população de Diamantina.

Todos os questionamentos foram ouvidos e a secretaria se colocou como meio para organizar e desburocratizar os processos que objetivam apresentar soluções para os problemas apresentados.

Para dar continuidade à proposta de integração delineada neste primeiro contato, a secretária Cacá, ao encerrar, solicitou aos presentes que encaminhem até o dia 15 de março, suas demandas e sugestões para efetivar as ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em relação às entidades e associações do município.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG

DSCF6786 DSCF6788 DSCF6789 DSCF6792 DSCF6795 DSCF6797 DSCF6808 DSCF6810 DSCF6816 DSCF6817