Escola Municipal Nathália Jesus Silva institui programa inovador que alia escola e família

COMO SURGIU O PROJETO CLUBE DAS MÃES

foto1 (Copy)

O projeto Clube das Mães da Escola Municipal Nathália Jesus Silva surgiu da necessidade de confrontarmos o ensino aprendizagem com a realidade dos nossos alunos, que por sua vez, necessitam do apoio familiar no processo de alfabetização e letramento dos alunos.

foto2 (Copy)

Materiais pedagógicos construídos pelo Clube das Mães. E. M. Nathália Jesus Silva.

Acreditamos que unindo forças poderemos vencer as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização.

Aqui seria importante elucidar que quando pensamos em “dificuldade de aprendizagem” vem à mente algo do tipo, incapacidade que o indivíduo apresenta para realizar uma determinada atividade (tarefa). A função deste projeto é propiciar aos alunos o contato mais direto com materiais pedagógicos construídos e elaborados pelas mães e equipe pedagógica, para que eles aprendam cada vez mais e possibilitem aos mesmos atuar criativamente, por práticas lúdicas, manipulando materiais concretos, ricos em cores e detalhes.

CLUBE DAS MÃES

foto3 (Copy)

Depoimento:

Meu nome é Bianca Pereira Santos, e sou integrante do Clube das Mães da E.M. Nathália Jesus Silva. Tenho 3 filhos que estão estudando nesta escola.

Vejo a importância em participar do Clube das Mães. O Clube representa para mim mais cumplicidade, união e apoio para a escola e para a aprendizagem dos meus filhos.

Neste pouco tempo que iniciamos o projeto, percebi que as crianças, “nossos filhos”, ficaram curiosos, queriam saber o porquê da nossa presença no espaço escolar.  Percebi também que, para a escola, a nossa presença tem sido importante, a equipe pedagógica tem nos apoiado. Fico feliz em poder contribuir com a educação de tantas crianças. Amo a minha comunidade e a escola do meu filho. Com certeza, a escola está fazendo a diferença. E é bom saber que nós mães fazemos parte disso.foto4 (Copy)

Espero que todos os alunos vejam o quanto estamos interessadas e que tudo o que estamos fazendo possa ajudá-los, despertando o interesse maior pelo aprendizado.

Nosso sonho maior é acreditar que mais tarde possamos olhar para trás e sentir que contribuímos de alguma forma no aprendizado de tantos alunos.

PALAVRA DO COORDENADOR

foto5 (Copy)

Acreditar que o aprendizado está além dos muros é o mesmo que dizer aos quatro cantos do mundo que não há nenhum conhecimento que não tenha sido forjado por uma necessidade humana. Dessa forma, todo ser humano é capaz de aprender, mesmo os conhecimentos mais abstratos, desde que as experiências sociais sejam organizadas na escola de forma sistemática, que respeite o aluno e suas experiências reais.

Coordenador: Rodrigo Dias

CANTINHO DO PROFESSOR

foto6 (Copy)

Deixo aqui o relato sobre a minha experiência como professora. Este ano completam 16 anos de trabalho com empenho, amor e dedicação. Já lecionei em diversas séries, mas minha maior experiência é com a Educação Infantil onde realmente me identifico e me realizo como professora. Quando aqui iniciei, não estranhei as dificuldades pois já estava acostumada a trabalhar com essa realidade. A escola funcionava apenas com duas turmas multisseriadas, tinha apenas 2 salas pequenas, 1 banheiro, cozinha e um pequeno refeitório, tudo muito simples. É com muito orgulho que venci todas as dificuldades e posso dizer que valeu a pena. Olho para traz e vejo como foi importante acreditar e apostar nesta escola. Tenho muito orgulho de ser professora nesta instituição e ver o quanto cresceu, e está se desenvolvendo. A esse crescimento atribuímos à competência e muito amor de todos que aqui trabalham. Agradeço a Deus por ter-me dado a oportunidade de fazer parte desta escola e poder fazer a diferença na vida de tantos alunos. Com carinho, Professora Celma Elisabete