FESTIVAL GASTRONÔMICO GARIMPANDO SABORES INCENTIVA CULTURA CULINÁRIA DOS DISTRITOS DE DIAMANTINA

“Garimpando Sabores – Festival Gastronômico de Diamantina e Distritos” será uma grande festa com barracas de comidas típicas, atrações culturais, além de exposição de artesanato, que começa no próximo dia 4 de novembro e vai até o dia 12 de dezembro. Aberto ao público, o evento acontece em um distrito a cada sábado, ou domingo, das 10h às 19h (veja cronograma anexo). “O Garimpando Sabores é uma ação de resgate e fortalecimento da cultura gastronômica da região, buscando enaltecer a gastronomia como legítima manifestação cultural, firmando a atividade turística como um instrumento de valorização da cultura local e como uma alternativa de geração de renda para a população”, declara Márcia Betânia, secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina.

Além de poder se deliciar com as quitandas, doces e demais comidas típicas que estarão à venda nas barracas, gerando renda para a população local, o público também terá a oportunidade de indicar os melhores pratos. Os mais votados serão convidados para o evento de encerramento na cidade de Diamantina. Entre as atrações culturais, haverá apresentações de música, dança, teatro e grupos folclóricos.

O “Garimpando Sabores” é realizado pela Prefeitura Municipal de Diamantina e Associação Distrital de Extração, com o apoio da EMATER; COMTUR Diamantina; Grupo Agito; UFVJM; SEBRAE e Associações Distritais. O evento conta ainda com o patrocínio da CODEMIG e do Governo do Estado.

PROGRAMAÇÃO

O “Garimpando Sabores” envolve dez distritos de Diamantina. O evento será realizado das 10h às 19h:

4/11, sábado – Desembargador Otoni

11/1, sábado – Conselheiro Mata

18/11, sábado – Guinda

26/ 11, domingo – Extração

02/12, sábado – Mendanha

09/12, sábado –  Inhaí

16/12, Sábado – Encerramento na cidade de Diamantin

EXPOSITORES PARTICIPARAM DE OFICINAS DE CAPACITAÇÃO

O “Garimpando Sabores” levou até os distritos três oficinas de aperfeiçoamento para que os participantes tivessem a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários à comercialização dos pratos e do artesanato produzidos.

Oficinas:

– Atendimento ao Cliente, parceria SEBRAE;

– Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, parceria com a EMATER;

– Patrimônio Imaterial (com a Luciana Teixeira) e o Treinamento de Chefe de Cozinha (com a chef Raquel Palhares) oferecido pela Prefeitura Municipal/Diretoria de Turismo e Diretoria de Patrimônio.

MAIS INFORMAÇÕES

Diretoria de Turismo (Sectur)

turismo@diamantina.mg.gov.br

garimpando sabores site