Formação do Grupo Técnico de Políticas Culturais

Através de várias conversas entre a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio e com alguns segmentos, consolidou-se a formação do Grupo Técnico de Políticas Culturais. Na composição do GT estão representantes dos seguintes órgãos e instituições: Diretoria de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio; Secretaria Municipal de Educação; UFVJM – Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri; IFNMG – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais; SRE – Superintendência Regional de Ensino; Casa do Patrimônio IPHAN; Museu do Diamante IBRAN, UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais.

Nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, ocorreu reunião no Teatro Santa Isabel, para apresentação dos membros e objetivos do grupo, coordenada pelo Diretor de Patrimônio e Cultura, Marcelo Tibães. Na ocasião, foram apresentadas as demandas que o grupo terá daqui pra frente, sendo a primeira, o diagnóstico das ações de educação patrimonial já realizadas em parceria com a prefeitura e que precisam ser fortalecidas. Além desta, a realização do cadastro cultural, levantamento de acervos documentais do município, representatividade no FUMPAC – Fundo Municipal do Patrimônio Cultural. O grupo pretende ainda estabelecer no município um programa de educação patrimonial permanente, para tanto, será elaborado um curso para formação de professores multiplicadores residentes tanto na sede urbana quanto nos distritos, com o objetivo de levarem a interlocução para as escolas municipais e estaduais, efetivando a educação patrimonial desde os primeiros anos escolares.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG

WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.56.49 WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.56.41 WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.56.44 WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.56.45