Investindo em melhorias das Escolas Municipais

A Escola Municipal Jalira Lucchesi de Miranda, no Bairro Cidade Nova, foi revitalizada com a nova pintura externa e interna. Os insumos necessários à pintura foram adquiridos com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e com recursos oriundos dos 25% da receita de impostos, que são destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino. Já, os serviços de mão de obra foram realizados sob a competência da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural.

Com a revitalização dos ambientes educativos, 232 alunos, matriculados na educação infantil e no ensino fundamental, serão beneficiados, além dos membros que integram a comunidade escolar, usuária da escola.

O recurso financeiro do PDDE, recebido pela primeira vez pela Escola Municipal Jalira Lucchesi, só foi possível, após ações conjuntas realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e pela própria Escola, o que culminou na publicação pela Secretaria de Estado de Educação do ato autorizativo de funcionamento dessa unidade escolar.  Por meio desse ato, a escola desvinculou-se da Escola Municipal Dr. João Antunes de Oliveira e passou a ter autonomia gerencial nos planos financeiro, administrativo e didático.

A melhoria da infraestrutura física das escolas e o reforço da autogestão escolar são estratégias de ação, previstas no Plano Municipal de Educação, que visam à melhoria gradual da qualidade do ensino na rede pública municipal de Diamantina.