LANÇAMENTO DO PROJETO SEMENTES PRESENTES – ALIMENTO E TRABALHO NO CAMPO – TERRITÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DO ALTO JEQUITINHONHA.

Diamantina sediou, nesta manhã de sexta-feira, dia 05 de maio, o lançamento do “Projeto Sementes Presentes – Alimento e Trabalho no Campo – Território de Desenvolvimento do Alto Jequitinhonha”, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento – SEDESE/MG, articulado com dezenove órgãos e entidades do Governo de Minas.

Na etapa para o Alto Jequitinhonha, hoje lançada, serão beneficiados 22 municípios e 106 escolas estaduais e municipais, vinculados à Superintendência Regional de Ensino de Diamantina.

O projeto, um verdadeiro exemplo de política de território, permitirá aos agricultores e produtores, prioritariamente inscritos no CadÚnico, aperfeiçoar as áreas de produção através de assistência técnica e recebimento de insumos. Essa ação é articulada com as compras da merenda escolar, que também será organizada para facilitar o acesso do agricultor ao mercado institucional. O apoio à comercialização também será outra frente de atuação do projeto, com o fomento de cooperativas agrícolas.

Em 2017, o projeto que integra o eixo da inclusão produtiva da “Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo – Novos Encontros” abrangerá 129 municípios nos territórios prioritários – Baixo, Médio e Alto Jequitinhonha, Mucuri, Vale do Rio Doce e Norte. A estratégia conta com 20 ações voltadas para a população do campo nesses territórios.

Na solenidade de apresentação do projeto, durante seu discurso, o Prefeito Municipal de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, no ato representando os prefeitos dos 22 municípios beneficiados pelo programa, destacou a necessidade de se realizar uma política de território para efetivar o desenvolvimento da região como um todo. Segundo o prefeito, o projeto é, de fato, uma iniciativa de fortalecimento para educação e agricultura familiar e que, pela sua importância, reúne várias instituições com o mesmo objetivo, algo antes nunca visto, o que torna, portanto, possível a concretização conjunta de todas as ações propostas.

Na oportunidade, foi realizada pelo Grupo Coordenador dos Novos Encontros, a apresentação técnica da Estratégia Novos Encontros e do Projeto Sementes Presentes e, em seguida, o SEBRAE apresentou o programa “O poder de compras como fator de desenvolvimento econômico local”.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG.