Músicos diamantinenses declaram apoio ao carnaval

Novo formato do carnaval tem sido pauta de longos debates. Para que se chegasse no resultado pretendido para 2017, várias conversas têm se estabelecido entre o poder público e segmentos voltados para a organização que demanda o carnaval de Diamantina.
O produto será o carnaval da musicalidade, da diversidade, da história e da alegria! Estas características já se revelaram nos ensaios, aquecimentos, matinês, vesperata especial e pré-carnavais, aperitivos para a folia momesca, cuja abertura oficial será no dia 23 de fevereiro.
Passando a limpo um dos principais itens da festa, a música, o Prefeito Municipal de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque e a Secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia de Oliveira Horta participaram de encontro com músicos de várias gerações, personagens principais da folia.
O prefeito explica a ideia do carnaval 2017, a preocupação com o resgate das tradicionais e a valorização das pessoas e da cultura local e fala do orgulho em estar entre tantos músicos nascidos em Diamantina, verdadeiramente terra da arte. Em meio a tantos talentos, faz uma homenagem especial ao Sr. Macena, percursor de movimentos musicais na cidade, exemplo para músicos da nova geração, ao qual convida para estar de pé e receber os aplausos dos companheiros de estrada.
A Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia de Oliveira Horta, em nome de toda equipe da secretaria, traduz a importância do pertencimento de Diamantina e dos diamantinenses em relação ao carnaval, sentirem que o carnaval é também para eles que, com tamanha hospitalidade, recebem e compartilham a festa com os turistas vindos de todo Brasil e do mundo. Lembra que Diamantina é uma cidade musical, prova disso é a reunião de tantos profissionais da música num mesmo lugar. E, sobretudo em relação ao carnaval, destaca que cerca de 500 músicos serão mobilizados em todas as áreas, com os mais variados ritmos, seja nos batuques, nos blocos, nas bandas marciais da sede urbana e dos distritos.
O carnaval 2017 abre espaço para todos os gêneros musicais: do Pop ao Rock; do Sertanejo ao Axé; do Samba ao Pagode; do Samba Enredo ao Forró; do Reggae ao Xote, e claro, para as consagradas marchinhas, indispensáveis para completar o tempero da festa.
Integrante da Jack Bóris, banda de pop rock, que se apresentará no dia 25 de fevereiro no Espaço Folia, Thomás Tângari, conta dos mais de 7 anos de história da banda, demonstra total apoio à formatação do carnaval e declara o quanto estão felizes em voltar a tocar no carnaval de Diamantina.
“Samba de uma moça só”, representado por Ana Sá, vocalista, também apoia este novo carnaval. Ana fala em nome das musicistas e diz que, nestes quatro anos de banda, sempre foi difícil encontrar espaço no carnaval, que se sente lisonjeada em participar da folia, no “Espaço do Samba”, na Rua da Quintada, no dia 27 de fevereiro.
Assim como estes músicos, todos os presentes neste encontro, trouxeram seu apoio ao prefeito, à SECTUR, abraçam o carnaval e certamente, farão apresentações pra ficar na história e marcar mais um grande espetáculo em Diamantina.
O prefeito, em suas considerações finais, agradece a todos, diz da dificuldade em se organizar um carnaval em menos de 30 dias. Lembra que o carnaval é um processo em evolução, a tendência é melhorar a cada ano e, destaca que a marca “Carnaval de Diamantina” tem grande potencial o que mantém Diamantina entre os melhores destinos turísticos nessa época do ano e no ranking dos melhores carnavais do Brasil e finaliza: “Acredito no talento de cada um, a todos vocês músicos, nosso desejo de um ótimo carnaval e tenho certeza que vocês farão o melhor que puderem para que tenhamos uma festa maravilhosa! Muito obrigado!”

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG

WhatsApp Image 2017-02-21 at 15.10.33 WhatsApp Image 2017-02-21 at 15.10.53