O Conselho Regional de Odontologia de Diamantina realiza mesa-redonda com gestores da saúde e a UFVJM

O Conselho Regional de Odontologia – Delegacia de Diamantina organizou, em 08 de maio, um encontro com Profissionais e Gestores da Saúde bucal, onde realizou a mesa-redonda intitulada “Políticas de Estado e o Cenário da Saúde Bucal na Cidade de Diamantina e Região”, composta por: Dr. Alberto Magno da Rocha Silva – Presidente do CROMG; Prof. Marcus Henrique Canuto – Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde/UFVJM; José Roberto Pimenta Mourão – Superintendente da Regional de Saúde de Diamantina – SRS; Juscelino Brasiliano Roque – Prefeito Municipal de Diamantina; Karlyone Elizarda M. Ferreira – Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde; Profa. Núbia Rosa Vieira de Moura, representando o Departamento e a Coordenação do Curso de Odontologia da UFVJM; a Acadêmica de Odontologia Ana Luíza Avelino, representante do CRO Jovem; Prof. Janir Alves Soares, Delegado do CROMG de Diamantina, que atuou como moderador.

O objetivo do encontro foi iniciar um diálogo dos profissionais desta regional com os diversos segmentos envolvidos na gestão pública da saúde bucal, com expectativa de estabelecer parcerias do CROMG e os gestores municipais, estaduais e a UFVJM, na construção de políticas que valorizem a classe profissional e otimizem a eficiência destes profissionais na gestão pública como alicerce para a progressiva melhoria da saúde bucal da população de Diamantina e Região.

Na oportunidade, Karlyone Martins de Souza Ferreira apresentou o cenário atual da saúde bucal na Macrorregião da Saúde, ou seja, nos 32 municípios coordenados pela Superintendência Regional de Saúde.

O Prefeito Municipal de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque e o Secretário Municipal de Saúde de Diamantina, Rogério Pontes deixaram registrada a importância de celebrar parcerias com a UFVJM na busca de melhorias da saúde bucal de Diamantina e bem como de políticas de valorização do Profissional Cirurgião-Dentista na rede pública de saúde, na equipe de saúde da família.

O Presidente do CROMG, Dr. Alberto Magno acrescentou que o principal papel do conselho é fortalecer a classe odontológica e valorizar os profissionais através de uma política de carreira com salário decente, e assim oferecer à comunidade, tanto no serviço público quanto no privado, uma odontologia de alta qualidade.

Após ampla discussão, a deliberação da plenária foi pela formação de grupos de trabalho para elaboração de propostas a serem implementadas conjuntamente, através de parcerias envolvendo o CROMG, UFVJM, Prefeitura Municipal de Diamantina, Estudantes de Odontologia; Profissionais Cirurgiões Dentistas da rede municipal de saúde e a Superintendência Regional de Saúde.

Fonte: CROMG – Delegacia de Diamantina

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG.

18558728_1027482727386103_3642305299769209176_o 18518313_1027482724052770_7032096360332924690_o 18527226_1027482730719436_9093381444485047120_o