“ORQUESTRA PRA TODOS” – Sectur lança Programa de Descentralização Cultural com a Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina.

Moradores do Bairro Rio Grande recebem nessa sexta-feira, dia 07 de Julho, a Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina. O concerto acontecerá no Mocrico, às 20 horas. A Orquestra, sob a regência do Maestro Reginaldo Cruz, se apresenta com um programa bem eclético, que inclui o Baião Barroco, de Juarez Moreira, e As Rosas Não Falam, de Cartola.

O evento faz parte do Programa de Descentralização Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, que irá acontecer por todo o município diamantinense, inclusive pelos distritos. Uma das ações prioritárias do Plano de Governo do Prefeito Juscelino Brasiliano Roque.

O programa tem como objetivo ampliar o acesso à cultura, levando música de qualidade a toda população, formando assim um público ouvinte e conhecedor de diversos estilos musicais.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina teve sua gênese no Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita” em 2004. Posteriormente, por intermédio de uma parceria desenvolvida entre o Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita e a Prefeitura Municipal de Diamantina, reiniciou seus trabalhos em sede própria, com regente, cinco professores e coordenador administrativo. Em 26 de dezembro de 2007, a “Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina” foi instituída pela Lei Municipal nº. 3.323, de 26 de dezembro de 2007. Atualmente, conta com músicos distribuídos entre os naipes de Cordas, Madeiras, Metais e Percussão.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina, por meio da implantação de um trabalho musical diferenciado dos já existentes, nasceu com o propósito de fortalecer ainda mais o cenário artístico musical da cidade de Diamantina. E em processo contínuo de aprimoramento, a Orquestra tem trabalhado objetivando o aperfeiçoamento musical, profissional, pessoal e social dos seus integrantes.

Prefeitura Municipal de Diamantina
Adm. 2017/2020
Nosso Maior Patrimônio é Você

Programa de Descentralização Cultural – Orquestra Pra Todos