Praça Niemeyer vive novos tempos

Quem não se lembra do aspecto de abandono e degradação ao qual se encontrava a “Praça Niemeyer”, bem ao lado da Praça de Esportes? E quem se lembra do aspecto original da obra? Pois é, ao longo do tempo, ele foi indistintamente modificado. Por ali funcionou um clube, depois uma academia, mas para isso, o monumento sofreu alterações que o descaracterizaram por completo.

Passando por lá hoje, notam-se algumas demolições, muito entulho sendo retirado. É que a Prefeitura Municipal de Diamantina iniciou um verdadeiro mutirão de limpeza no espaço.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural, Weber Sidney Maria, o que se pretende agora, com recurso próprio é fazer uma limpeza geral do espaço, bem como tentar resgatar um pouco do aspecto real do monumento, como, por exemplo, a retirada de paredes que não pertencem à obra original assinada por ninguém menos que Oscar Niemeyer, contudo, as intervenções no monumento em si serão pequenas, uma vez que um dos projetos contemplados pelo PAC das Cidades Históricas, e que aguarda adequação de condicionante imposta pelo órgão aprovador, é justamente a revitalização da Praça Niemeyer como um todo, destaca o secretário.

Outra novidade é que a Praça Niemeyer será o cenário para o “Espaço Folia” no Carnaval 2017, de sábado à terça-feira, 25 a 28 de fevereiro, das 18h30 às 4h00 da manhã. Nela será montado um dos palcos que receberá várias atrações, conforme programação já divulgada.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural, Weber Sidney Maria, garante que até o carnaval, as intervenções necessárias para a instalação do “Espaço Folia” estarão concluídas.

A ideia da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio é transformar a Praça Niemeyer em um “Espaço de Eventos”, o que ainda não existe na cidade, ou seja, um espaço para ser utilizado durante todo o ano, para receber várias tradições culturais de Diamantina – informa a Secretária Márcia Betânia de Oliveira Horta. Para ela, a importância histórica da praça precisa ser preservada e valorizada e o complexo deve estar em condições para ser frequentado por todos.

“Presenciamos este espaço totalmente abandonado há vários anos, sendo que Diamantina é uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Com a retirada das paredes que foram colocadas deformando o patrimônio público já deu outra aparência ao espaço tão lindo e de reconhecimento, por se tratar de obra de Niemeyer”, diz Márcia Maria Pereira Santos, moradora das proximidades da praça, quem, inclusive, se recorda como era o monumento originalmente. Em relação ao carnaval ser também no local, a moradora vê como “ponto positivo a descentralização do evento, pois assim, todas as pessoas terão a oportunidade de brincar o carnaval, com várias opções de espaço” – diz. Para Márcia, que ficou surpresa com a quantidade de lixo retirado da praça, a simples limpeza trouxe nova visão ao espaço cultural. E declara: “Espero que não fique apenas nesta limpeza para fins de carnaval, mas que haja continuidade”.

O Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Arlisson de Souza, afirma que, juntamente com outros setores, busca realizar projetos para que todos os espaços esportivos e de lazer sejam reativados e utilizados pela população e turistas e que a manutenção da Praça Niemeyer e adjacências, faz parte do planejamento conjunto das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Rural, de Esportes e de Cultura, Turismo e Patrimônio.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG

DSCF6550 DSCF6552 DSCF6553  DSCF6555 DSCF6556