Prefeito assina ordem de serviço para construção de dois CMEIS

O prefeito Paulo Célio assinou, na manhã da última quinta-feira (31/03), ordens de serviços para a construção de duas Creches/Pré-Escola, que serão construídas nos bairros Rio Grande e Palha. Os novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) seguirão projeto padrão tipo 2 do programa Proinfância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Estavam presentes na cerimônia de assinatura a secretária de educação Márcia Claudino de Souza Coelho, o secretário de desenvolvimento urbano e rural Daniel Martins da Silva, os vereadores Décio dos Santos Gomes, José Geraldo Silva (Lado da Palha), Marcelo Marinho de Ávila, diretoras de escolas municipais, dentre outras autoridades.

Na cerimônia de assinatura, o Prefeito Paulo Célio ressaltou que assinatura das Ordens de Serviços são conquistas de enorme benefício para os bairros da Palha e Rio Grande, bairros com grande densidade populacional. “Hoje estamos com o contrato assinado com a construtora Serikawa, representada aqui pelo Jorge e é com muito orgulho que assinamos essas Ordens de Serviços. Quero parabenizar a todos pela conquista e com certeza o futuro das crianças de Diamantina será muito melhor, com unidades de qualidade que favorecem o desenvolvimento escolar”, ressaltou Paulo Célio.

Na sequência, Márcia Claudino fez uma explanação dos procedimentos realizados para obter os recursos financeiros junto ao órgão financiador, o FNDE. Oportunamente, expôs que a decisão de construir o CMEI Rio Grande onde fica localizada uma das quadras de esporte da Escola Municipal de Educação Infantil Professor Célio Hugo Alves Pereira – Antigo SESI – foi discutida com as associações do bairro. “Não havia outro local para a edificação que atendesse às características geotécnicas e topográficas exigidas pelo FNDE.” Afirmou que inicialmente foram propostos a esse órgão três terrenos, sendo dois no Bairro Jardim Imperial, reprovados em razão da baixa densidade populacional no raio de 500 m do local da construção e outro, no Bairro Bela Vista, reprovado devido à declividade do terreno acima do permitido. Declarou que o prefeito assinou os Termos de Compromisso que garantirão o aporte financeiro para as obras, já empenhados.

As novas unidades terão uma infraestrutura escolar exemplar, com quatro salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldário, espaço de higienização, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

Ambos os CMEI’s terão 895,53 m² de área construída. O CMEI do Bairro Rio Grande será edificado na rua do Areão, nº 333. Já o CMEI do Bairro da Palha, em lote localizado na Rua Professora Ayole da Conceição Mota. As unidades escolares atenderão, em período integral, as crianças que estudam nos CMEI’s Casa de Nazaré e Rio Grande.

As obras serão construídas com as seguintes fontes de receita:

CMEI do Bairro Rio Grande

FNDE: R$ 701.737,61