Prefeito e Secretário de Saúde vão às rádios falar sobre a malária

Neste momento, a informação correta é extremamente importante para que a população também seja parceira na luta contra a malária. Com o objetivo de esclarecer a população de Diamantina e das cidades circunvizinhas sobre o tema, nesta manhã de sexta-feira, dia 06/01, o Prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque e o Secretário Municipal de Saúde de Diamantina, Rogério Geraldo Pontes, estiveram na Rádio Mundo Mix FM, na Rádio Canarinho, na Rádio Cidade e na Rádio 98 FM para falar sobre as questões relativas à doença. As emissoras têm grande alcance e a informação poderá chegar, inclusive, aos moradores das comunidades rurais.

No dia 19/12/2016 foram confirmados 06 casos de casos de malária, cujo local de provável infecção (LPI) foi o garimpo de Areinha, zona rural, localizada a 64 Km da sede urbana de Diamantina.

Desde a suspeita (13/12/16) até a confirmação (19/12/16) dos casos, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a Superintendência Regional de Saúde de Diamantina e a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina desenvolvem ações para o combate dos casos identificados e prevenção de novos casos de malária em Diamantina e região. No período de 13 a 22 de dezembro, os pacientes acometidos com a doença estiveram internados na Santa Casa de Misericórdia de Diamantina, onde, através do Sistema de Infectologia da instituição, foi desenvolvido eficiente trabalho no diagnóstico e tratamento da malária. Atualmente, os pacientes estão fazendo uso de medicação específica contra a doença e, para continuidade da prevenção e combate, está sendo realizado controle vetorial – a borrifação residual nos locais de provável infecção e nas residências dos pacientes.

O Secretário Municipal de Saúde, Rogério Geraldo Pontes, destaca que se tratam de ocorrências pontuais da doença, não sendo, portanto, o caso de se falar em surto de malária em Diamantina, mas ressalta a necessidade de vigilância contínua e ações de controle que já estão sendo desenvolvidas em rede. Alerta que, caso apareçam os sintomas da doença: febre, dores de cabeça, calafrios, suor intenso, cansaço e dor muscular (principalmente para quem esteve na região do garimpo de Areinha), procure imediatamente as Unidades Básicas de Saúde que já estão preparadas para prestar os primeiros atendimentos e, se necessário, proceder o encaminhamento para unidades hospitalares.

O Prefeito Municipal Juscelino Brasiliano Roque afirma que após dia 22 de dezembro de 2016, não houve registro de novos casos e que os profissionais de saúde estão vigilantes no trabalho de prevenção e combate da doença, caso ocorram novas incidências. Ressalta a necessidade do apoio da população e de todos os meios de comunicação para combaterem a malária.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina/MG

WhatsApp Image 2017-01-06 at 10.12.40 WhatsApp Image 2017-01-06 at 10.12.43 (1) WhatsApp Image 2017-01-06 at 10.12.44 WhatsApp Image 2017-01-06 at 10.12.46