Prefeito recebe o Sindicato dos Servidores Municipais

O Prefeito Municipal de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, o Secretário Municipal de Gestão e Planejamento, Cláudio Figueiredo e o Secretário de Desenvolvimento Rural e Urbano, Weber Sidney Maria receberam nesta terça-feira representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Diamantina, dentre eles, o presidente e o assessor jurídico da instituição, respectivamente Fernando Antônio dos Santos e Nilson Rocha, bem como servidores municipais lotados na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural. Na pauta de reivindicação do sindicato, o índice de 40% de insalubridade para os 53 servidores municipais detentores do cargo de gari, cujo índice atual de insalubridade é de 20%, conforme o último PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais), realizado pelo município em 2011.

O presidente do sindicato, Fernando pede ao executivo para pensar com carinho em relação à insalubridade e diz que luta, antes de tudo, pelo direito dos servidores, em caráter coletivo, ressalta ainda, que torce pela atual administração e acredita que esta esteja preocupada com o bem estar dos servidores. Outro assunto levantado pelo presidente foi quanto ao controle de frequência dos trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural, principalmente os que precisam deslocar por grande distância ou mesmo estão a serviço no distrito e precisam voltar para acessarem o relógio de ponto.

O secretário Cláudio, em resposta à demanda do sindicato, comunica que o município já realizou processo licitatório para contratação de empresa para realizar novo PPRA, bem como PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e que, a partir de laudos atualizados, o pedido apresentado será analisado, de forma a aplicar a regra legal. Disse ainda que vai solicitar da empresa vencedora que inicie a análise a partir da categoria gari, para que a administração possa rapidamente responder à demanda recebida. Em relação aos relógios de ponto, o secretário informou que novos equipamentos foram comprados para serem instalados em todos os órgãos municipais objetivando o controle de frequência para todos os servidores e que se estuda a viabilidade de um controle interligado via internet para que o servidor utilize o relógio mais próximo, sem necessariamente ter que se deslocar por quilômetros até o equipamento onde foi cadastrado.

Segundo o assessor jurídico do sindicato, nos últimos quatro anos não houve um encontro deste tipo com o executivo. Ressalta a importância do diálogo, de falar sim ou falar não quando for o caso, apresentando razões para isso, que o sindicato luta pelo que é legal, quando o pedido é inviável o próprio sindicato demonstra a ilegalidade ao servidor.

O prefeito municipal diz que não vai fazer promessa, mas que dará uma resposta positiva ou negativa, conforme determinar as leis. Destaca que vai olhar com carinho a situação e que está aqui para este diálogo aberto, para conversar olho no olho.

Aproveitando este encontro, outros assuntos foram tratados, dentre eles, o prefeito informou que a prioridade de seu governo é gente, portanto, pretende trabalhar para qualificar e capacitar o servidor, oferecer melhores condições de trabalho com o uso de uniformes, de EPI’s (equipamentos de proteção individual), ofertar curso de educação financeira. O secretário Cláudio falou sobre criação de estímulos de crescimento para os servidores, desenvolvimento de mecanismos de valorização do servidor e implantação de meta coletiva de produtividade, trabalhando com uma política de justiça, pensando-se no bem comum. O prefeito falou ainda em realizar reforma administrativa, regularização fundiária e a construção de casas populares.

Especificamente no tocante à reforma administrativa, o assessor jurídico do sindicato solicitou a participação da instituição na construção do projeto, o que foi prontamente atendido pelo prefeito Juscelino que, encerrou a reunião abrindo as portas do gabinete ao sindicato e aos servidores sempre que precisarem.

WhatsApp Image 2017-03-14 at 17.12.56

WhatsApp Image 2017-03-14 at 17.12.55

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG.