Prefeitura capacita manipuladores de alimentos dos bares, lanchonetes e restaurantes de Diamantina

Nesta terça-feira, dia 18 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária realizou curso de capacitação gratuita para proprietários e funcionários de bares, restaurantes e lanchonetes de Diamantina para auxiliá-los na manipulação, no preparo, no armazenamento e na venda de alimentos, conforme as regras da Resolução-RDC nº 216/2004.

Na abertura do evento, o Prefeito Municipal de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque agradeceu a presença de todos e disse que Diamantina está em um novo tempo, no recomeço de um processo iniciado há 15 anos e que tinha sido esvaziado. Ressalta que este treinamento vem para manutenção da saúde, da limpeza, cujas orientações podem ser empregadas no comércio e nas casas dos participantes. Parabeniza o gerente da Vigilância Sanitária, Geraldo Denemar dos Santos e toda equipe pela iniciativa e pelo comprometimento em realizar a capacitação e demais trabalhos desenvolvidos. Ressaltou que, antes da cobrança das exigências legais, o primeiro passo da administração é dar esta oportunidade a todos se capacitarem, e completa: “Este momento proporcionará a melhoria na prestação dos serviços em nossa cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Obrigado a todos e tenham um bom curso”.

O Secretário Municipal de Saúde, Rogério Geraldo Pontes ressalta que o objetivo é cuidar das pessoas e isso começa pela alimentação, pois há uma série de situações em relação à manipulação que é preciso ficar atentos. Destaca: “Capacitar, orientar e informar a todos que trabalham com alimentos, ou seja, desenvolver um trabalho preventivo é nossa preocupação. Estabelecer prazo para o estabelecimento se adequar e, só depois, partir para o trabalho de fiscalização no cumprimento das normas exigidas”.

Na oportunidade, Geraldo pede que os participantes sejam multiplicadores das informações, pois a vigilância, futuramente, cobrará a aplicação das normas em inspeções periódicas de rotina, nos três turnos (manhã, tarde e noite).

A capacitação que durou cerca de três horas, foi ministrada pela Farmacêutica da VISA – Vigilância Sanitária, Karen Siqueira que passou para os participantes as boas práticas de manipulação de alimentos, abrindo espaço para todos tirarem suas dúvidas e, a partir de então, aplicar as orientações no dia-a-dia do trabalho.

Ao final da capacitação todos os presentes receberam certificado de participação.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG.

DSCF9248 (Copy) DSCF9249 (Copy) DSCF9250 (Copy)  DSCF9252 (Copy) DSCF9255 (Copy) DSCF9258 (Copy)  DSCF9263 (Copy) DSCF9265 (Copy) DSCF9266 (Copy) DSCF9267 (Copy) DSCF9275 (Copy) DSCF9279 (Copy)