Prefeitura investe nas tradições culturais da semana santa em Diamantina.

Após várias reuniões preparatórias e ações articuladas, a Semana Santa de Diamantina se realiza mais uma vez, mobilizando esforços conjuntos da Mitra Arquidiocesana, das paróquias envolvidas e da Prefeitura Municipal de Diamantina.

Para garantir as melhores condições de realização dos diversos rituais que acontecem neste período no sítio histórico, a Prefeitura já está revisando os postes de iluminação do trajeto das procissões, assim como, instalando holofotes que visam assegurar melhor luminosidade. O setor de limpeza urbana, também atento a este trajeto, vem solicitando a retirada e retirando entulhos e demais obstáculos que possam prejudicar o andamento das grandes procissões que percorrem as ruas do centro, ainda realizando mutirões de limpeza, capina, poda de árvores e pintura de meios-fios.

Da quarta-feira, dia 12 de abril em diante, uma equipe permanente do setor de obras irá trabalhar 24 horas em pontos fixos de interdição de trânsito, juntamente com a Guarda Municipal. Tais medidas visam garantir até o domingo, dia 16, a evacuação diária de veículos que possam prejudicar, pela mesma forma, o fluxo das procissões.

Para orientação aos turistas que todo ano visitam a cidade neste período foi feito um folder especial que está sendo distribuído e visa destacar aspectos especiais da nossa Semana Santa, bem como informar sobre programações culturais no município.

Neste ano, a prefeitura investe, de maneira especial, nas tradições culturais da Semana Santa de Diamantina, entre elas está à realização da queima do Judas e a confecção dos tapetes de ruas.

A realização da tradicional queima do Judas irá contar ainda com o quebra potes com guloseimas doces, o imperdível pau de sebo e outras brincadeiras tradicionais dessa cultura popular. Haverá a brincadeira de Judas na Praça Barão do Guaicuí, também chamada de Mercado Velho, no domingo dia 16, às 14h e no bairro Rio Grande em frente ao Pão de Santo Antônio, às 13h.

A confecção do tapete de rua recebeu um reforço por meio da realização de um projeto de educação patrimonial que está sendo realizado sob a coordenação das Diretorias de Patrimônio Cultural da SECTUR e da Diretoria de Ação Cultural e foram envolvidos outros segmentos, mobilizados pelo tema de inspiração dos tapetes, a Campanha da Fraternidade do ano de 2017, que se refere aos biomas brasileiros. A escolha do tema para representação nos tapetes foi sugestão do Arcebispo Metropolitano de Diamantina, Dom Darci José Nicioli. A representação dos biomas brasileiros está sendo criada pelo artista Rafael Cabral, que coordenará as ações no dia 16 de abril. Nos preparativos que envolvem a pintura de serragem para criação dos tapetes, participam efetivamente os funcionários da SECTUR, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural e também os atiradores do Tiro de Guerra de Diamantina. Em várias reuniões foram mobilizados ONG’s, órgãos ambientais e artistas que, a partir de 0h00 do dia 16 de abril, domingo, vão por a mão na massa e transformar as ruas de Diamantina em uma grande oficina a céu aberto.

A Prefeitura Municipal de Diamantina também investe na recriação de uma das mais belas e diferenciadas expressões da nossa Semana Santa, a Guarda Romana, um bem cultural de máxima importância para os diamantinenses. Tornada Patrimônio Cultural Imaterial inscrito no Livro das Celebrações, a Guarda Romana recebeu a visita de técnicos da SECTUR que discutiram diretamente qual a melhor forma de adequar o seu Plano de Salvaguarda visando potencializar o apoio possibilitado pelo fomento da política do ICMS cultural. A Guarda Romana já tem sido objeto de aportes financeiros que têm contribuído para dar sustentabilidade a sua participação na Semana Santa. Em reunião conjunta com o Arcebispo Metropolitano de Diamntina, Dom Darci José Nicioli e a equipe da SECTUR e a Guarda Romana, foram discutidas ainda outras estratégias que poderão se realizar durante todo o ano visando à formação espiritual e cultural dos guardas romanos.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio – Diamantina / MG.

02 04 WhatsApp Image 2017-04-11 at 17.25.31 (1) WhatsApp Image 2017-04-11 at 17.25.31 (2) WhatsApp Image 2017-04-11 at 17.25.31 (3)

WhatsApp Image 2017-04-11 at 17.25.31

]WhatsApp Image 2017-04-11 at 17.50.11

WhatsApp Image 2017-04-11 at 17.49.30

WhatsApp Image 2017-04-11 at 17.50.11 (1)

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina / MG.