Prefeitura se reune com empresariados para viabilizar abertura dos monumentos religiosos

No dia 24 de fevereiro, a Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio se reuniu com o empresariado local para dar prosseguimento às articulações que visam melhorar a abertura dos monumentos religiosos.

Algumas ordens religiosas e a Mitra Arquidiocesana estão colaborando com o projeto e são peças essenciais no processo.

Buscando propiciar o maior número de monumentos abertos à visitação, com horários regulares e bom atendimento, a proposta busca parcerias para contratação e treinamento de funcionários que serão encarregados de abrir os monumentos religiosos. Os alunos da UFVJM do Programa bolsa atividade manterão seu importante papel para a manutenção dos monumentos abertos.

Dentre as propostas discutidas, destaca-se a criação de passaportes de visitação. O passaporte inclui uma foto e informações básicas em português e inglês sobre cada monumento religioso.

Além do caráter informativo, o passaporte funcionará também como um souvenir para os visitantes. Para aqueles que quiserem conhecer apenas um monumento específico, será possível a aquisição de ingressos individuais.

Nesse momento fazem parte do Projeto, Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja Nossa Senhora do Amparo. A Igreja de Nossa Senhora do Carmo demonstrou interesse, contudo ela deverá ser fechada em breve para restauração.

Na reunião, se comprometeram a apoiar o projeto com investimentos para sua manutenção os seguintes estabelecimento: Diamantina Youth Hostel Pico do Itambé, Hotel Estilo de Minas, Hotel Tijuco, Minhas Gerais Turismo, Pousada do Garimpo, Pousada João e Maria, Pousada Relíquias do Tempo, Pouso da Chica.

Esses empreendimentos vão poder contar com a venda de passaportes facilitando o acesso e oferecendo comodidade aos seus clientes. Os estabelecimentos interessados em oferecer o serviço devem procurar a diretoria de turismo:

turismo@diamantina.mg.gov.br

telefone: (38) 35319531 / (38)35319532.

foto passaporte religioso