A Prefeitura Municipal de Diamantina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais EMATER, desenvolveram o Projeto de Recuperação e Preservação de Sub-bacias Hidrográficas Formadoras dos Afluentes Mineiros do Rio São Francisco, convênio CODEVASF/SEAPA/EMATER.

Em um projeto elaborado pela EMATER Diamantina, com o objetivo de readequação de estradas vicinais, construção de bacias de capitação de chuva, construção de terraços, cercamento de nascentes e matas ciliares, foram executados nos meses de maio e junho de 2017, nas comunidades de Galheiros e Batatal a implantação de 65 bacias de capitação, 1km de Terraços e 6,48km de Adequação de Estradas Rurais.

Bacias de capitação de água, são construídas em áreas em que ocorrem enxurradas volumosas e erosivas, visa cuidar do futuro das águas e da sua quantidade. A readequação de estradas vicinais visa melhoria das vias de circulação secundárias do município, com o intuito de manter um bom acesso aos distritos/comunidades e permitindo o escoamento escalonado da produção rural, a readequação da estrada foi realizada de forma ecológica, construindo barraginhas de contenção de água da enxurrada. O terraceamento ou curva de nível é uma técnica agrícola de conservação do solo, destinada ao controle da erosão hídrica, utilizada em terrenos muito inclinados. Tem o objetivo de reduzir as perdas de solo e água pela erosão e previne a formação de sulcos, valetas e grotas.

Cerca de 30 famílias foram beneficiadas no projeto nas comunidades, melhorando assim a qualidade de vida.

Aqui tem mais Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente!

ADM. 2017/2020
Nosso Maior Patrimônio é Você!
ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina /MG
#PrefeituraMunicipalDeDiamantina #nossoMaiorPatrimonioEVoce

Barraginhas CurvaDeNivel EstradaBatatal EstradaBatatal2 EstradaGalheiros EstradaGalheiros2 EstradaGalheiros3 Terraços