Requalificação da Praça JK

Ontem, 26 de junho de 2017, na Igreja São Francisco de Assis aconteceu a solenidade de Requalificação da Praça Juscelino Kubitschek, onde a Prefeitura Municipal de Diamantina em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o PAC Cidades Históricas, entregaram a praça novamente à população.

Presentes no evento, a Superintendente do Iphan Minas Gerais Célia Maria Corsino, o Diretor do PAC Cidades Históricas, Robson Antônio de Almeida, o Presidente da Câmara Municipal de Diamantina, Gilson Batista, o Prefeito Municipal de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, entre demais autoridades e a população Diamantinense.

Empreendidas pelo IPHAN, no âmbito do PAC Cidades Históricas, geridas pela Prefeitura Municipal de Diamantina, com a parceria da Caixa Econômica Federal e executadas pela empresa Restaurare Construtora, foram realizadas ações de requalificação do paisagismo, inserção de mobiliário urbano, instalação de rampas de acessibilidade e alargamento dos passeios, além de higienização do Chafariz da Câmara, recuperação das balaustradas e repintura de dois bens tombados na praça, a Igreja de São Francisco de Assis e o Fórum Joaquim Felício dos Santos.

Antes do pronunciamento das autoridades e do descerramento da placa, que será o marco da entrega da obra e que contou com a presença do Ex-prefeito de Diamantina, Gustavo Botelho, se apresentaram o Músico Saldanha Rolim e a Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina, mantendo a musicalidade de cidade e abrilhantando ainda mais o evento.

No uso da palavra a Célia Maria Corsino descreveu com alegria a entrega da primeira de uma série de 13 obras previstas para a cidade de Diamantina, reafirmou a parceria em prol da preservação da história e do desenvolvimento local. O Robson Antônio de Almeida, disse sobre os investimentos de melhoramento urbano e qualidade de vida às pessoas que por ali passam e que o papel do Iphan esta além de preservar o Patrimônio, mas também impactar na melhoria de vida da população e visitantes.

Juscelino Roque, por sua vez reforçou a importância do Iphan e da parceria da Prefeitura Municipal de Diamantina com esse órgão tão importante, na preservação dos nossos casarios, música, cultura, e que pensar no futuro, é admirar o passado e às necessidades do século XXI, beneficiando as futuras gerações. O Prefeito Municipal de Diamantina assinou uma Ordem de Serviço para a fornecimento e instalação de Placas de Sinalização e Orientação Turística de Diamantina, seguindo as Orientações do Iphan, que serão iniciadas a sua implementação pela cidade a partir de amanhã.

Os presentes foram convidados a conhecerem a praça e saíram em Serenata pelas ruas do centro histórico de Diamantina, ao som do grupo de Seresta Peixe Vivo, sentido ao Mercado Velho, onde a Prefeitura Municipal de Diamantina organizou uma mostra de suas feiras gastronômicas e culturais para celebrar a Requalificação da Praça JK. A música da noite ficou por conta do conjunto Choro Malandrinho.

Parabéns a Diamantina, pela conquista!

ADM. 2017/2020

Nosso Maior Patrimônio é Você!

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina /MG

#PrefeituraMunicipalDeDiamantina #nossoMaiorPatrimonioEVoce