Segurança Pública em FOCO

WhatsApp Image 2017-01-09 at 20.39.38 WhatsApp Image 2017-01-09 at 20.39.25

“Para se traçar novos rumos para Diamantina, é preciso haver intercâmbio entre as instituições. Podemos fazer muito, se fizermos juntos” – diz o Prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, ao iniciar, nesta segunda-feira, dia 09 de janeiro, um encontro com segmentos voltados para a Segurança Pública: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Presídio de Diamantina.

O objetivo da reunião foi ouvir as instituições, receber suas propostas, conhecer suas demandas, dificuldades e o trabalho que vêm desenvolvendo para garantir a segurança dos diamantinenses, dos turistas que visitam Diamantina durante todo ano, bem como estabelecer os meios em que o Município pode colaborar para que os problemas no setor sejam minimizados.

Todas as instituições, por seus representantes, colocaram sua pauta que foi ouvida pelo Prefeito Municipal Juscelino Brasiliano Roque, pelo Secretário de Governo Alexandre Magno Leite Dias e pelo Secretário Municipal de Planejamento e Gestão Cláudio Ribeiro Figueiredo. Este ressalta a importância de, neste momento, o município ouvir essas demandas e, junto dos órgãos de Segurança Pública, potencializar as ações a partir de situações concretas enfrentadas no dia a dia das instituições. Destacou ainda a necessidade de um acompanhamento sistematizado dessas ações, de se realizar encontros periódicos das equipes com a prefeitura, a fim de adequar as atividades desenvolvidas de acordo com a demanda, bem como enfatizou que é este um trabalho de parceria entre poder público e sociedade.

Um dos questionamentos de todos os participantes foi o carnaval 2017, evento que já se aproxima. A esse respeito, o Prefeito declara que está sendo construída uma programação na busca de valorizar o maior produto local – “Diamantina, Patrimônio Cultural da Humanidade” – e que em breve todos os órgãos terão ciência do que acontecerá para que também possam se organizar para o evento. Enfatiza a importância e a necessidade de se fortalecer em rede as políticas públicas voltadas para educação, esporte, lazer, assistência social, o que, diretamente, promoverá uma cidade mais segura, com mais ações voltadas para prevenção e menos para a repressão.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Diamantina/MG