Plenário da ALMG reconhece Vesperata como patrimônio cultural de MG

Projeto para preservar o tradicional evento musical de Diamantina foi aprovado em 2º turno pelo Plenário da ALMG nesta terça-feira (6).

Na Reunião Extraordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (6/12/16), foi aprovado, em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 2.038/15, que reconhece a Vesperata de Diamantina (Vale do Jequitinhonha) como patrimônio cultural do Estado.

De autoria do deputado Carlos Pimenta (PDT), o projeto tem o objetivo de valorizar o tradicional evento diamantinense, onde os músicos se apresentam das janelas dos casarões e os maestros na rua, no meio da plateia.

Considerado pelo parlamentar como um dos maiores atrativos ao ar livre, Carlos Pimenta conta como surgiu a ideia de apresentar o Projeto na Assembleia. “Eu participei de uma vesperata, achei linda. As pessoas vibram, cantam as coisas do nosso estado, interagem, participam e até arranjam espaço para arriscar alguns passos de dança. E aí vai noite adentro, esquecendo até do friozinho da cidade”. Confidencia.

Fonte: ALMG/ Deputado Carlos Pimenta