Nova Rota da Seresta de Diamantina

Diamantina é uma cidade conhecida pela sua musicalidade, e a Seresta, tão apreciada pela comunidade e pelos turistas, faz parte do calendário cultural da cidade.

Ao longo dos anos, e mais intensamente a partir da titulação de Diamantina como Patrimônio Cultural da Humanidade, vários projetos em diferentes formatos foram empreendidos com a finalidade de promover a valorização da prática da Seresta e o fomento aos grupos. A Diretoria de Turismo identificou recentemente que chegou o momento de investir em um novo formato para a Seresta de Diamantina.

Em reunião realizada no dia 14 de maio, na Biblioteca Antônio Torres, também conhecida como Casa do Muxarabiê, funcionários da Diretoria de Turismo, representantes dos grupos de seresta e da Agência de Turismo Minhas Gerais (empresa responsável pela produção executiva da Seresta) acertaram os pontos do projeto “Nova Rota da Seresta”.

Na Nova Rota da Seresta, inaugurada no dia 15/05, a seresta inicia sua apresentação no adro da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, local onde são realizados os Concertos do Órgão Histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita, segue cantando pela Rua do Carmo, adentra ao prédio da Biblioteca Antônio Torres pela porta principal na Rua da Quitanda, e com o público posicionado nos balcões e os seresteiros no pátio central, todos são protagonistas de um belíssimo espetáculo.

No espaço da Biblioteca Antônio Torres os seresteiros ganharam condições para realizar uma apresentação mais interativa, elevando o público da condição de espectador a participante. A acústica da casa  propiciou um espetáculo com mais qualidade musical e os seresteiros tiveram a oportunidade de cantar, contar sua história, recitar poemas e interagir com o público.

20150515_211745

Nova Rota da Seresta

Após a apresentação na Biblioteca Antônio Torres, a seresta e os acompanhantes deixaram o prédio pela porta que dá acesso ao Beco do Mota, e a partir daí seguiram até Praça JK, onde finalizaram sua apresentação com uma homenagem ao Ex-Presidente.

A Diretoria de Turismo faz aqui um agradecimento a senhora Célia Maria Corsino, Superintendente do IPHAN de Minas Gerais, por autorizar a inclusão da Biblioteca Antônio Torres na Nova Rota da Seresta. Agradecemos também ao Junno Marins da Matta e a Rosângela de Mendonça Guimarães (IPHAN), a Ana Paula Ventura Falci (Agência de Turismo Minhas Gerais), a todos os funcionários da Biblioteca Antônio Torres e aos Grupos de Seresta de por acreditarem nesse projeto. A próxima edição da Nova Rota da Seresta, será realizada no dia 29/05 (sexta-feira) às 21:00 horas, saindo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Para ler a 11ª Edição do Boletim do Turismo na íntegra, Click Aqui

Para ler as edições anteriores do Boletim do Turismo, Click Aqui