Novos Eventos de Diamantina Promovem a Boa Música e Homenageiam a Memória de João Gilberto

O novo final de semana musical da cidade patrimônio mundial propõe uma imersão no Jazz e na Bossa nova

Diamantina, 10 de julho de 2019 – A cidade mineira de Diamantina é conhecida por sua contribuição para o ciclo do ouro e do diamante no período colonial, por seus filhos ilustres Chica da Silva e Juscelino Kubitschek, por seu patrimônio arquitetônico, que em interação com o patrimônio natural garantiram para a cidade o título de Patrimônio Mundial, e por sua musicalidade expressa nos variados eventos que compõem o calendário turístico cultural.

Primando pela valorização da cultura musical, a cidade eleva-se na construção de um novo produto turístico de cunho cultural em homenagem a João Gilberto, jovem músico que na segunda metade da década de 1950, em passagens pela cidade de Diamantina, formatou o ritmo que deu origem à “Bossa Nova”, gênero musical que revolucionou a música brasileira e a tornou referência mundial.

A história sobre a passagem de João Gilberto em Diamantina foi sendo recontada nas comemorações dos 60 anos da Bossa Nova ocorridas no dia 10 de julho de 2018 em alusão a data em que gravou a música “Chega de Saudade” (10 de julho de 1958); no filme documentário “Onde Está Você, João Gilberto?” (2018), inspirado no livro do escritor alemão Marc Fischer, que retrata a busca do cineasta francês Georges Gachot pelo recluso ícone da música brasileira; e pelas pesquisas do músico e escritor diamantinense Wander Conceição. Este, em seu livro busca realçar as raízes culturais mineiras que contribuíram para o surgimento da Bossa Nova.

Buscando reforçar os laços da cidade com João Gilberto e a Bossa Nova, Diamantina propõe um final de semana com eventos para promover a boa música e homenagear a memória desse gênio. Um deles é o “Concerto Jobiniando”, que reúne em seu repertório músicas do maestro soberano Antônio Carlos Jobim e já foi apresentado em Diamantina, na capital Belo Horizonte e também na cidade americana de Denver, capital do Colorado. Outro evento é a apresentação da “JK Jazz Band”, banda que faz homenagem ao Ex-Presidente Juscelino Kubitschek não só no nome, mas executando o gênero musical também apreciado pelo Presidente Bossa Nova.

A proposta desse novo produto turístico cultural é que seja realizado em finais de semana diferentes dos que ocorrem as famosas Seresta e Vesperata, aumentando a oferta e atratividade da cidade. O projeto é uma realização conjunta do empresariado local através do projeto de turismo desenvolvido em parceria entre a Prefeitura Municipal de Diamantina e o SEBRAE. O novo final de semana musical da cidade patrimônio mundial propõe uma imersão no Jazz e na Bossa Nova.

JK Jazz Band

A JK Jazz Band é formada por grandes instrumentistas diamantinenses e convidados, reunidos pelo prazer de tocar a boa música, criando a oportunidade do público vivenciar a diversidade da cultura musical e apreciar a interpretação e improvisação dos instrumentistas. A proposta do evento é apresentar os clássicos da música nacional e internacional do Jazz a Bossa Nova.

Concerto Jobiniando

Belíssimo concerto realizado na cidade que “Respira Música”. Homenagem a Bossa Nova, gênero musical brasileiro que encantou o mundo. O Concerto Jobiniando apresentará músicas compostas por “Tom Jobim” com a interpretação do músico Wander Conceição acompanhado pela Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina, sob a regência do maestro Reginaldo Cruz.

Sustentabilidade

As apresentações da JK Jazz Band e do Concerto Jobiniando se darão de forma alternada aos finais de semana de realização da Vesperata, visando formatar uma temporada baseada nos preceitos de sustentabilidade financeira viabilizada também pela oferta turística que pode contribuir para o financiamento dessas atividades. Assim, para o JK Jazz Band serão comercializadas 50 mesas e para o Concerto Jobiniando serão comercializadas 270 cadeiras.

Agências Credenciadas:

DoVale Turismo | (38) 99906-8206 | dovale.turismo@gmail.com

Minhas Gerais Turismo | (38) 3531-1667 | (38) 988025078 | faleconosco@minhasgerais.com.br

Serviço: JK Jazz Band e Concerto Jobiniando

Data: 09 e 10 de agosto de 2019

Local: Praça do Bonfim – Diamantina-MG

Link 1: Fotos JK Jazz Band – Créditos das Imagens Raquel Galiciolli

Link 2: Fotos Concerto Jobiniando – Créditos das Imagens Zeleo

Créditos das Imagens: Concerto Jobiniando: Zeleo |  JK Jazz Band: Raquel Galiciolli

Informações: Alberis Mafra | 38 99948-5166 | acaocultural@diamantina.mg.gov.br