POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS INICIA RECOLHIMENTO DE VEÍCULOS ABANDONADOS NA VIA PÚBLICA

A Polícia Civil de Minas Gerais, em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Diamantina, iniciou hoje o recolhimento dos veículos estacionados na via pública, em situação de abandono, com a documentação irregular.

A preocupação com os veículos em situação de abandono aumenta no período de chuvas, não só pela irregularidade no uso da via de tráfego, mas principalmente por questões de saúde pública. Tais veículos são constantemente apontados por moradores como pontos de armazenamento de água e reprodução de mosquitos transmissores de doenças, como dengue, chikungunya, zika vírus e também dos mosquitos responsáveis pela febre amarela, que tanto tem assustado Minas Gerais nesse ano.

Os moradores das imediações onde se acumulam tais automóveis também relatam o aparecimento de ratos, escorpiões, aranhas e até cobras, colocando em risco a vida de todos.

Assim, considerando que o trânsito é a movimentação e imobilização de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres, e que para transitar o veículo deve encontrar-se devidamente licenciado, a Polícia Civil de Minas Gerais iniciou uma diligência de localização de remoção dos automóveis em tal situação, não só como uma fiscalização administrativa do trânsito, mas também como uma estratégia para auxiliar a saúde pública de Diamantina no combate às doenças.

Alguns veículos já foram removidos ao pátio credenciado, de onde poderão ser retirados após regularização documental. As fiscalizações e remoções continuarão de maneira frequente.

Caso você saiba de veículos em tal situação estacionados na via pública, encaminhe mensagem à página da Delegacia Regional de Polícia Civil de Diamantina no Facebook, se possível com foto e com a placa do automóvel.

SEGURANÇA PÚBLICA. DEVER DO ESTADO. DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS.